sábado, 5 de outubro de 2013

Carnaval do Carro Quebrado




Ideia do Carnaval

No mês de fevereiro do Ano de 2005 o Jornalista e Radialista Emmanuel Dantas lançou no seu Programa “Manhã 104”, levado ao ar aos sábados (das 8 ao meio dia) na Rádio Aperipê FM, uma pesquisa a qual tinha por objetivo, saber do interesse popular pelo resgate do Carnaval de Rua de Aracaju, ao final do programa um total de 84 telefonemas foram registrados pela produção.

Foi essa a justificativa encontrada para idealizar o Carnaval do Carro Quebrado, um desejo que, de imediato, foi abraçado pela comunidade do Carro Quebrado, antigo nome do Bairro São José.

O Carnaval

O Carnaval do Carro Quebrado surgiu com o advento da Confraria do Carro Quebrado idealizada e fundada por Emmanuel Dantas e os companheiros Hugo Martins, José Jackson da Silva, José Marins Filho e Sérgio Pereira, no dia 20 de agosto de 2005, no Bar da Macaxeira (Largo Carro Quebrado), que tem São José como patrono.

 Na oportunidade, foi escolhida a primeira diretoria e os rerspectivos membros para exercerem os cargos por um período de seis meses e, estipulada, a mensalidade Cr$ 5,00 (Cinco Reais) para cada sócio a ser paga no último sábado de cada mês, importância esta que iria servir para as realizações da entidade.

A chegada da Confraria veio mudar completamente a rotina da comunidade do Bairro São José, fazendo-a despertar para os interesses sociais e culturais que envolvem o dia a dia de um povo.

Primeira Diretoria

Presidente: José Marins Filho

Secretário: José Emanuel Ferreira Dantas (Emmanuel Dantas)

Tesoureiro: José Jackson da Silva

Conselho Fiscal: Hugo Martins

Os Amigos do Carro

Tudo que é feito pela primeira vez requer um pouco mais de trabalho, em função, da necessidade de colocar as peças nos seus devidos lugares afim de evitar problemas que possam surgir.

 Para fazer acontecer o primeiro Carnaval do Carro Quebrado apelamos para os amigos que, tínhamos certeza, das suas colaborações a exemplo de Luiz Eduardo Oliva, Reinaldo Moura, José Carlos Machado, Osmário Santos, Marcos Luduvice, Ana Brasil, Sargento Paiva e todo o pessoal da SMTT, colegas de imprensa. Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado, Robson Viana, Luiz Roberto, Augusto Júnior, a Confraria do Carro Quebrado, através dos seus confreiros abnegados, a comunidade do Carro Quebrado, os que ajudaram anonimamente, enfim, todos sob a proteção e orientação do nosso Padroeiro e Patrono maior, São José.

 Foi assim que, nasceu, o Carnaval Cultural do Carro Quebrado, hoje, um grande referencial na história do resgate do Carnaval de Rua de Aracaju.

 O primeiro Carnaval do Carro Quebrado foi realizado no Ano de 2006 e contou com a animação da Banda de Frevo de Japaratuba.

 No Ano de 2012 o Carro Quebrado vai realizar a Sétima Edição do seu CARNAVAL CULTURAL, uma iniciativa que vem crescendo a cada ano e, que, conta com a aprticipação da comunidade no andamento dos seus vários projetos, todos de suma importância para a evolução do conhecimento da comunidade.

Foi no Largo Carro Quebrado do São José que o verdadeiro frevo encontrou o local ideal para a prática da sua dança e o Carnaval do Carro Quebrado é prova inconteste dos capítulos que marcaram a trajetória dessa história - “O Resgate do Carnaval de Rua de Aracaju”.

O Carro Quebrado (antigo nome do bairro São José) é uma comunidade que vem aprimorando o seu compromisso com a permanência das suas origens culturais e o carnaval de Aracaju é parte integrante deste compromisso como forma de uma ação que venha proporcionar em cada cidadão o interesse de sempre permanecer acesa a chama das nossas manifestações culturais.

Fotos e texto reproduzidos do blog: emtomdeconversa.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário