sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Centro Histórico de Aracaju

Foto: Alberto Dutra.
Publicado originalmente pelo site do Jornal da Cidade, em 14/10/2013.

Centro Histórico de Aracaju.
Prédios mostram o passado de uma capital jovem.

O Centro de Aracaju merece uma visita. Na área ficam importantes edificações que mostram parte significativa da história da cidade. O passeio pode começar pela Ponte do Imperador, um pequeno terminal para embarcações construído em 1860 para receber o imperador do Brasil D. Pedro II e sua comitiva, em visita oficial ao Estado. Ela fica em frente à praça Fausto Cardoso, onde também estão os Palácios Olímpio Campos, antiga sede do Governo de Sergipe e que hoje abriga um museu, e o Fausto Cardoso, antiga sede da Assembleia Legislativa, hoje usado para abrigar a Escola do Legislativo.

Atravessando a Praça Fausto Cardoso em direção ao Oeste, chega-se à Praça Olímpio Campos, onde estão a Câmara de Aracaju, o Palácio Inácio Barbosa, construído em 1923 (antiga sede da Prefeitura de Aracaju) e no meio dela fica a Catedral Metropolitana, construída em 1862. Ao lado da igreja você pode ver e visitar a rua do Turista, antiga 24 Horas, um espaço de lazer com cinema, lojas, praça de alimentação, bares, restaurantes e apresentações de cantores locais. Na esquina da praça com a Câmara de Aracaju (Rua Itabaianinha) está localizada a Galeria de Arte Álvaro Santos. Na rua aso fundo da Catedral temos a antiga sede do Juizado de Menores.

Se optar por visitar a Rua 24, saia pelo Calçadão da Rua Laranjeiras e caminhe em direção ao rio Sergipe. No cruzamento com o Calçadão da Rua João Pessoa você verá a igreja São Salvador, a primeira ser construída em Aracaju, em 1857. Vale a pena dar prosseguimento ao passeio pelo calçadão da Rua João Pessoa. Ao final dele, na praça General Valadão, está o prédio que durante muitos anos abrigou a sede estadual da Receita Federal (está em obras) e o Palácio Serigy, hoje abrigando a Secretaria de Estado da Saúde, mas que no passado foi a antiga cadeia pública de Sergipe.

Entrando na Rua José do Prado Franco, você vai passar por sobrados e vai chegar a área dos mercados municipais. Lá estão os mercados Antônio Franco, Tales Ferraz e Albano Franco. Há farta comercialização de produtos artesanais e doces típicos. Pode-se também almoçar em estabelecimentos populares ou seguir para a Orlinha do bairro Industrial. Se achar inconveniente, volte pela rua da Frente (à beira rio) e siga até a antiga sede da Secretaria de Estado da Educação, hoje Museu da Gente Sergipana. Vale visitar e a partir daí seguir para bares e restaurantes do Bairro 13 de Julho e da Orla da Atalaia.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário