segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dez motivos para amar Aracaju


Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 15/07/2013.

Dez motivos para amar Aracaju.
Aracaju convida você a descobrir o mais belo cartão postal do planeta. Acredite.

Assim simples. Aracaju em dez motivos para se amar. Você pode, você deve levar seus filhos para descobrir a cidade. A cidade é mágica, compacta, não tem ladeiras como Salvador e você pode curtir descobrindo cada pedaço de projetado por Pirro. É uma programação e tanta pra um domingão. Aracaju convida você a descobrir o mais belo cartão postal do planeta. Acredite.

1. Orla da Atalaia.

Um dos principais cartões postais da cidade, tem até 6 km de extensão, sendo totalmente equipada para o lazer. Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas, e um complexo de bares e restaurantes. É um dos principais pontos de concentração da noite sergipana. Cultura não falta com o Centro Cultural J. Inácio e uma gastronomia riquíssima, para todos os gostos que vai de um extremo a outro da orla.

2. Centro Histórico.

Completamente revitalizado, o Centro Histórico de Aracaju é um passeio pelo passado. Os casarões, os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz - recentemente recuperados e transformados em centro de cultura e lazer -, a Praça Fausto Cardoso, a mais antiga da capital, o Parque Teófilo Dantas - com sua feira de artesanato -, o Palácio Olímpio Campos, o Centro de Turismo e Museu de Artesanato, a Ponte do Imperador - um ancoradouro, construído em 1859 para desembarque do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860 -, a Igreja São Salvador - primeira igreja de Aracaju, construída em 1857 -, e a Catedral Metropolitana - com sua cúpula ornamentada com belíssimas pinturas do século XIX -, oferecem ao turista uma visão completa de como Aracaju nasceu e progrediu. Você pode também assistir a um bom filme no Cine Vitória, no Centro de Turismo, inaugurado na última sexta-feira.

3. Colina do Santo Antônio.

Imperdível, também, é uma visita à Colina do Santo Antônio, primeiro aglomerado urbano da cidade, que dá ao turista do alto uma panorâmica de toda Aracaju, do estuário do Rio Sergipe e da ilha de Santa Luzia. No local foi realizada a reunião da Assembleia Provincial que definiu a transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju. No seu ponto mais alto está a Igreja de Santo Antônio, que no dia 13 de junho é tomada pelo povo para homenagear o santo casamenteiro. O local é mágico e dá pra se ter uma vista panorâmica da cidade.

4. Calçadão da Praia 13 de Julho.

Vista panorâmica da Ilha de Santa Luzia e do manguezal do Rio Sergipe. Área de lazer com pistas de skate e bicicross, ciclovia, quadras esportivas e parque infantil. Gente bonita circulando, área nobre da cidade com prédios portentosos. Você pode tomar aquela água de coco e paquerar.

5. Mercado Thales Ferraz. (Inaugurado em 1949).

Você encontra tudo lá. Artesanato de primeira, roupas, cordel, e tudo que você puder imaginar, além do corredor das flores e das ervas de todos os tipos que encantam quem por lá passa. Sem falar da arquitetura e da delícia de poder tomar café e almoçar ali, bem ao sabor cubano com o Rio Sergipe por testemunha...

6. Praça Fausto Cardoso.

A mais antiga da capital, servindo de ponto de partida para sua expansão. Ampla e você pode lembrar do Hotel Palace que viveu seu tempo áureo, hoje, infelizmente destruído, e a Alfândega em plena reforma com entrada para o calçadão da João Pessoa.

7. Palácio-Museu Olímpio Campos.

Um manancial de cultura e um acervo invejável, sem falar das salas que abriga acervos de livros, quadros e obras raras. A arquitetura é deslumbrante e foi todo reformado, estando entre os principais museus do Brasil.

8. Ponte do Imperador.

Trata-se, na verdade, de um ancoradouro, construído em 1859 para desembarque do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860. É deslumbrante e você pode fitar Aracaju de um ângulo especial, com vista soberba do Rio Sergipe.

9. Catedral Metropolitana.

A Catedral Metropolitana de Aracaju, localizada no Parque Teófilo Dantas, no centro da cidade, é um dos mais significativos monumentos da arquitetura religiosa de Aracaju. Fundada em 1862, sua cúpula é ornamentada com belíssimas pinturas do século passado assinadas por Orestis Gatti. Tem um quadro de Horácio Hora, na sacristia, raríssimo.

10. Orlinha do Bairro Industrial.

Parte da cidade onde começou a indústria. É um dos pontos mais poéticos de Aracaju. Você pode visualizar toda a Barra dos Coqueiros e ver a magnitude da ponte Aracaju-Barra que vai mudando de luz ao cair da noite. Ali você encontra também restaurantes únicos como o Sapatão, Canoas, Gordo Light e tantas delícias que você nunca vai poder esquecer da moqueca de cação que comeu ali. Além de possuir um deck muito simpático onde você pode ver pescadores, ao vivo, em suas canoas atrás dos peixes.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário