quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Exposição ‘Nogueira e Convidados’

Foto: Divulgação.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 26/07/2016.

Exposição ‘Nogueira e Convidados’ é lançada na Galeria Álvaro Santos
Mostra reúne 70 trabalhos de artistas do município de Laranjeiras.

A exposição ‘Nogueira e Convidados’ será lançada logo mais às 20h de hoje, 26, na Galeria Álvaro Santos, em comemoração aos 50 anos do espaço cultural localizada na Praça Olímpio Campos. Com curadoria de Luiz Adelmo, a mostra reúne trabalhos do artista Ednaldo Nogueira, mais conhecido por Nogueira, e também Albertina Mendes, Carlos Cal, Carlos Henrique, Lindete, Elivelton, Herbert, Claudio e Koka. Ainda no dia de lançamento da exposição, haverá apresentação musical com a cantora Manuh Araújo.

“Essa foi uma forma que encontramos para festejar os 50 anos da Galeria Álvaro santos, espaço em que já fiz outras exposições, e que agora venho, juntamente com outros artistas de Laranjeiras, mostrar o nosso trabalho. Ao todo, são 70 obras, entre esculturas, quadros, artes gráficas, colagem, além de poesia, que estarão expostas de 27 deste mês a 25 agosto. E hoje, 26, no lançamento, teremos a presença de Manuh Araújo, fazendo um show voz e violão para os convidados”, afirmou o artista Nogueira.

Segundo ele, há dois meses a mesma exposição foi realizada em Laranjeiras, onde a receptividade foi bastante positiva. “O nosso objetivo é mostrar os vários artistas que a cidade tem e, por isso, nos juntamos para promover essa mostra, que podemos dizer que é itinerante, pois depois de Aracaju, temos a pretensão de leva-la a outros lugares, inclusive para fora do país. A depender das possibilidades e patrocinadores, a nossa intenção é levar a exposição para Portugal”, disse Nogueira.

Aberta ao público até o próximo mês, a exposição pode ser conferida de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Galeria Álvaro Santos. “Estão todos convidados para conhecer a obras desses laranjeirenses que desenvolvem um belíssimo trabalho nas artes plásticas do estadão e merecem o reconhecimento do público”, declarou Nogueira, que tem na sua trajetória a passagem por diversos países da Europa.

Ednaldo Nogueira.

Filho de família humilde, o sergipano Ednaldo Nogueira, ou simplesmente Nogueira surgiu para as artes ainda cedo, aos 7 anos de idade. Hoje, com 47 anos, o estudante do 8º período de Administração, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e do 2º período de Letras/Português, pela UNIT, já expôs suas obras em diversas cidades brasileiras, como Brasília, no Congresso Nacional e na Universidade de Brasília (UNB); em Maceió (AL), Itajaí (SC), São Paulo (SP); Salvador (BA), Campina Grande (PB), entre outras.

Em Sergipe, ficou famoso quando fez o cenário para o seriado “Teresa Batista cansada de guerra”, a convite da TV Globo. A partir de então, a trajetória dele foi marcada por ampliação do conhecimento e abertura nos espaços culturais do estado, país e mundo.

A ousadia e experimentalismo da obra de Nogueira decorre do aprendizado adquirido junto a grandes nomes das artes plásticas em Sergipe. “Fiz curso com Leonardo Alencar, orientação com Jota Inácio, Félix Mendes , Antônio da Cruz , entre outros. Vários mestres e isso me ajudou bastante . A questão da técnica, da ousadia , do êxito , do resultado, é muito importante pra mim na área artística Me lancei no mercado em 1986 e sempre busquei fazer um trabalho diferente usando outros tipos de materiais, pois é comum você ver artistas plásticos pintando com tela, óleo sobre, acrílica sobre tela, e eu sempre procurei envolver outros tipos de materiais, experimentos, para fazer um trabalho diferente. Me preocupo com as pessoas que vão adquirir a minha obra, me preocupo com qualidade e durabilidade”, declarou Nogueira.

Grande fomentador da cultura local, é autor de vários projetos de incentivo à cultura, a exemplo do Projeto Galeria em Aberto, na capital sergipana, bem como do 1º e 2º Salão de Arte Contemporânea de Laranjeiras/SE. Considerado o primeiro capoeirista de Laranjeiras, sua cidade, passou para os demais brincantes os conhecimentos que obteve ao longo dos anos. Ainda foi eleito duas vezes pela Associação Sergipana de Imprensa (ASI) como maior artista de Sergipe; recebeu o Troféu Imprensa/Troféu SESI de Reconhecimento; ganhou por 10 vezes o Concurso de Cartazes para o Encontro Cultural de Laranjeiras; ficou em 1º lugar no Concurso de Slogan Sispam, promovido pela Petrobras/Fafen; expôs no Espaço Cultural do Hotel Palim, em Paris, no ano 2003, e no Le Salon M’Coiff, também em Paris, no ano 2007.

No ano passado, Nogueira expôs seus trabalhos no Palácio de Priori Volterra (Toscana), na Itália, juntamente com colegas artistas italianos, a exemplo de: Giuliano Manucci, Raimondo Gambino e Susanna Manghett, com a curadoria de Giulia Munday. Aproximadamente 4.000 europeus foram atraídos até o local da exposição para prestigiarem os feitos desse artista nato, que não só o elogiaram, mas também adquiriram todas as suas obras.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário