terça-feira, 11 de outubro de 2016

Imbuaça e Mamulengo de Cheiroso são homenageados...



Publicado originalmente pelo site SERGIPE CULTURAL, em 07/10/2016.

Imbuaça e Mamulengo de Cheiroso são homenageados no Corredor Cultural.

Mamulengo de Cheiroso.

O Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança na próxima terça-feira, 11, a exposição “Imbuaça e Mamulengo de Cheiroso: teatro sergipano em cena”. O evento acontecerá a partir das 10 horas, reunindo telas e fotografias dos artistas Adauto Machado, Pythiu, Marcel Nauer, Everton Aragão, Mamute Teixeira, Fernando By, Ricardo Pimentel, Lucas Lima, Paloma da Silva Santos, João Gordo e Hanna Miranda.

Os homenageados desta vez serão os grupos sergipanos Imbuaça e Mamulengo de Cheiroso. Na ocasião o público também poderá ver fotografias e objetos que relembrem a história de ambos os grupos, além apresentações de canções de alguns dos espetáculos produzidos pelos dois grupos.

Ao longo do evento, serão destinadas menções honrosas aos fundadores do Grupo Imbuaça Antonio Alves do Amaral, Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes, Cícero Alberto Bento dos Santos, Francisco Carlos Santos, José Iradilson Bonfim Bispo, José Alves do Amaral, Manoel Luiz Cerqueira, Maria das Dores, Pierre Feitosa e os fundadores do Mamulengo do Cheiroso Aglaé Fontes, Pedro de Jesus Freitas, Cláudia Endlein, Marlene Barreto, Meire Barreto e Ronilson Barbosa da Silva Santos (Mimi do Acordeon).

Sobre os Homenageados

Grupo Imbuaça foi fundado em 28 de agosto de 1977, o grupo é fruto de oficinas realizadas em Aracaju, principalmente a de teatro de rua ministrada por Benvindo Siqueira a partir da sua experiência no “Teatro Livre da Bahia” em Salvador. Reconhecido como uma Associação de Utilidade Pública Municipal, Estadual e pelo Conselho Estadual de Cultura, o grupo tem procurado ao longo da sua história criar um envolvimento com a comunidade do bairro Santo Antônio- local onde fica sua sede- e adjacências. No seu currículo, o Imbuaça traz importantes conquistas conferindo-lhe uma posição de referência como um dos grupos de teatro de rua mais antigos do Brasil. Passou por mais de 500 cidades dos 25 estados brasileiros e por quase todos os 75 municípios sergipanos. Esteve também em Portugal, Equador e México.

Mamulengo de Cheiroso foi fundado em 1978 pela teatróloga Aglaé DÁvila Fontes, sergipana, autora de várias peças de teatro e de vários trabalhos sobre folclore e educação. A missão do grupo é o desenvolvimento artístico, a promoção da cultura popular e a valorização do teatro de animação, a realização de cursos e oficinas, além da preparação de conferência para formação de atores. Na sua trajetória de 35 anos o grupo participou de festivais, mostras, encontros, seminários, tendo recebido prêmios dentro e fora do Estado de Sergipe além de participar do Festival Ibérico nas cidades de Torres Vedras, Caldas da Rainha, Lisboa, Povoa do Lanhoso.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Legendas fotos:
F/1 - Mamulengo de Cheiroso.
F/2 - Teatro - Chamado - Cordel -1978 - Imbuaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário