domingo, 9 de outubro de 2016

Rosa Faria.




Publicado originalmente no site da PGE/SE., em 01/09/2013.

Rosa Faria.
Por Mário Britto.

Rosa Moreira FariaRosa Moreira Faria, professora, artista, pesquisadora, telegrafista, jornalista, taquígrafa e poeta, nasceu no dia 28 de abril de 1917, em Capela/SE e faleceu no dia 1º de maio de l997, em Aracaju/SE
Descendente de portugueses, filha de pai artista, Rosa Faria, autodidata, desde tenra idade já manifestava vocação para as artes. Em sua terra natal, cursou o primário no grupo Escolar Coelho e Campos e o ginásio no Colégio Imaculada Conceição, onde recebeu o diploma de normalista. Em 1942, iniciou sua careira de professora no povoado de Boa Vista, em Capela/SE.

No ano de l946, mudou de sua terra natal para Aracaju/SE e, em 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro/RJ, onde fez curso de artes plásticas no Departamento Nacional do Serviço de Aprendizagem Industrial e de Extensão Universitária Sobre Psicologia do Adolescente na Universidade do Brasil. Em l952, fez curso de desenho para ensino. Em l953, ministrou, em Petrolina/PE, curso Nacional Para Jovens de Artes Aplicadas. Em 1956, concluiu curso didático pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe.

Em 1955, Rosa Faria foi laureada com o primeiro lugar em concurso realizado pela Prefeitura de Aracaju em comemoração ao Centenário de cidade. Admirada pelo povo sergipano em razão do seu relevante trabalho na preservação de nossa história, recebeu diversas comendas e medalhas, como Honra ao Mérito, da Prefeitura de Aracaju, Medalha Amiga da Marinha, Medalha Amiga do Exército, Mérito Serigy, nos graus de Cavaleiro e Comendador e o Título de Cidadã Aracajuana, concedido pela Câmara Municipal de Aracaju.

Membro fundadora da Associação Sergipana de Imprensa, Rosa Faria presenteou a entidade com uma importante coleção de pinturas óleo sobre tela e sobre madeira. Poeta, pesquisadora e escritora, constam, ainda, em seu curriculum, as seguintes publicações: em 1947, a biografia de Dom José Thomaz Gomes da Silva, em forma de calendário; em 1948, Sinopse Biográfica do Monsenhor Carlos Costa e, em 1995, o álbum histórico, composto por 122 placas de cerâmicas, intitulado: “Sergipe Passo a Passo pela sua História”. É autora das comendas “Gumercindo Bessa”, feita para o Tribunal de Contas e a “Tobias Barreto”, para a Procuradoria da Justiça.

Em 17 de março de l968, foi fundado o “Museu de Arte e História Rosa Faria” para albergar a sua obra composta por pinturas em azulejos, em porcelanas, em pratos, alguns bordados com fio de ouro e óleo sobre tela e sobre madeira que retratam, através de pesquisa de documentos, em fatos e fotos a história de Sergipe.

Desde l997, após a morte de Rosa Faria, o acervo do museu foi transferido para o Memorial de Sergipe, pertencente à Universidade Tiradentes-UNIT, em Aracaju/SE. Pelo seu legado à cultura, à arte e à história de Sergipe, declarou o magnífico reitor da Universidade Tiradentes, Professor Jouberto Uchoa: “Rosa Faria dedicou toda a sua vida a preservar a memória do Estado, essa pessoa, que era de uma situação econômica e financeira pequena, deixou e renunciou aos prazeres, para que a história de Sergipe ficasse registrada e marcada por esse monumento que nós temos aqui”.

Texto e imagem reproduzidos do site: pge.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário