quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Secult homenageia Luiz Antônio Barreto no Projeto Sergipanidade


Secult homenageia Luiz Antônio Barreto no Projeto Sergipanidade.

Em referência a Semana da Sergipanidade, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), juntamente com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), promovem entre os dias 25 a 27 de outubro de 2016, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, o lançamento do Projeto Sergipanidade. Criado com o objetivo de apresentar contribuições deixadas por personalidades sergipanas para a cultura e memória do Estado, o projeto consiste em um ciclo de tertúlias que, desta vez, será dedicado à memória do pesquisador Luiz Antônio Barreto.

O evento é coordenado pela Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac/Secult) e pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Religiosidade (DHI/UFS). No encontro, amigos e familiares do homenageado, assim como professores, pesquisadores, estudantes, irão participar de mesas redondas e debates acerca das produções deixadas por Luiz Antônio. O Projeto também conta com a parceria da Secretaria de Estado a Educação (Seed), Universidade Tiradentes (Unit), Tv Aperipê, e dos Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase).

Sobre o homenageado

Nascido em Lagarto no dia 10 de fevereiro de 1944, o jornalista e historiador, Luiz Antônio Barreto, se consolidou nacionalmente nas pesquisas sobre folclore, considerado referência para aqueles que se propõem a estudar o tema em Sergipe. Foi diretor do Instituto Tobias Barreto e ex-secretário de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, membro da Academia Sergipana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Conselho Estadual de Cultura. Publicou diversos livros e centenas de artigos. Luiz Antônio Barreto tinha como uma de suas especialidades a produção de biografias, a exemplo, do livro Personalidades Sergipanas em 2007. Uma das grandes, senão, a melhor contribuição de Luiz Antônio Barreto foi a organização do Encontro Cultural de Laranjeiras.

PROGRAMAÇÃO:

1º Dia (Terça- Feira)
08h – Credenciamento
8h30 – Abertura – Jane Junqueira – Diretora da Galeria de Arte J. Inácio
09h – Mesa Redonda (01) – Jorge Carvalho, Lindolfo Amaral e Antônio Samarone
Coordenação – Dr José Artêmio Barreto
11h30 – Apresentação Cultural

2° Dia (Quarta-feira)
08h – Exposição – Jane Junqueira – Diretora da Galeria de Arte J. Inácio
09h – Mesa Redonda (02) – Irineu Fontes, Fernando Soutelo e Jackson da Silva Lima
Coordenação – Marcos Paulo Lima

3º Dia (Quinta-Feira)
08h30 – Mesa Redonda (03) – Anderson Nascimento, Jouberto Uchôa e Raylane Navarro
Coordenação – Claudefranklin Monteiro
11h –Apresentação Cultural.

Fonte: Secult.

Texto reproduzido do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário