sábado, 26 de novembro de 2016

AMO comemora 20 anos de fundação


AMO comemora 20 anos de fundação.

História da AMO.

A Associação dos Amigos da Oncologia - AMO foi fundada, em 21 de novembro de 1996, por uma equipe de profissionais de saúde vinculados ao Hospital de Clínicas Dr. Augusto Leite, popularmente conhecido como Hospital de Cirurgia, e pelo grupo “Rainha da Paz” que realizava trabalho voluntário e que estava vinculado ao Serviço Social do mesmo centro de saúde.

Nessa época, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos foi convidada para administrar o novo centro de oncologia do Estado, que fica numa área anexa ao Hospital de Urgência de Sergipe. A transferência desse serviço deixou um vazio na assistência à criança e ao adolescente com câncer no Hospital de Cirurgia, que foi imediatamente preenchido pelos voluntários da AMO.

Voltando ao passado...

No ano de 1996, uma junta médica sentiu muita falta dos serviços prestados pela Avosos e convidou os voluntários do grupo “Rainha da Paz”, os médicos oncologistas e as assistentes sociais do hospital para criar uma associação que prestasse assistência a pessoas com câncer sem restrição de idade, cuidando não apenas de criança e adolescente, mas também do adulto e do idoso, que são os principais públicos atingidos pelo câncer.

Colhendo os primeiros frutos

A partir de pequenas ações, a associação foi crescendo e mostrando resultados. O primeiro deles foi a aquisição de uma capela de fluxo laminar (equipamento de preparação da quimioterapia). Naquele momento, o hospital passou por dificuldades financeiras, não teve condições de comprar o material e essa era uma das condições primordiais para que o serviço de oncologia continuasse a funcionar.

Em poucos anos, a AMO ajudou a revolucionar os serviços em oncologia do Hospital de Cirurgia. Adequou todas as unidades de tratamento oncológico, o ambulatório de quimioterapia e de radioterapia, a enfermaria pediátrica, a unidade de braquiterapia, e a unidade de internamento clínico e cirúrgico Anna Maria Maynard Garcez, que foi uma das primeiras voluntárias e sócio-fundadora da associação.

Sócio-fundadores

A associação é resultado de um trabalho voluntário e coletivo. Veja, abaixo, lista com os 29 nomes dos sócio-fundadores:

Anna Maria Maynard Garcez
Ana Luiza Oliveira Ribeiro
Cândida Maria Pinheiro Torres
Elida Freire Caetano
Heloísa Castro
Josefa Costa do Nascimento
Libânia Santos Silva
Lígia Silva Santos
Lourdes Maria Sampaio Oliveira Dias
Kássia Rita Ramos Peixoto
Marileide Maciel Silva Pires de Carvalho
Márcio César Botelho do Nascimento
Marta Oliveira dos Santos
Maria da Conceição Balbino dos Santos
Maria da Conceição do Nascimento Melo
Maria do Carmo Silva
Maria do Carmo Santos Góis
Maria das Graças Prado de Araújo
Maria Inês Moreira do Nascimento
Maria de Lourdes do Nascimento
Maria de Lourdes Oliveira
Maria Lourdes Lopes
Maria Therezinha Góis de Vasconcelos
Norma Maria Ramos Pereira
Sheila Virgínia Lopes
Sílvio Renato Garcez
Sônia Vahle Franco
Verônica Passos Barboza Moura
Violeta de Lourdes Coutinho Torres Franco.

Texto e imagem reproduzidos do site: amigosdaoncologia.org.br
--------------------------------------------------------
AMO - Associacao dos Amigos da Oncologia
Rua Perminio de Souza, 270, bairro Cirurgia
Aracaju-SE. CEP 49055-530
(79) 2107-0077 amigosdaoncologia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário