domingo, 4 de dezembro de 2016

Quirino: A Cabine do Tempo, na Rua Geru, em Aracaju


Fotos: Miss Check-In/Anna Guimarães.

Miss Check-In | Por Anna Guimarães, em 7 de janeiro de 2016

Quirino: A Cabine do Tempo na Rua Geru - Aracaju. 
Por Anna Guimarães | Miss Check-in.

No caminho para o centro da cidade, na quadra desenhada pelo encontro das ruas Geru com Lagarto, uma portinha simplória, aberta há mais de 40 anos, toca músicas antigas em alto volume.

Seguindo a trilha sonora – que vai de Altemar Dutra a Blitz – fui magneticamente atraída pela atmosfera dos anos 80 espalhada entre vinis e fitas, tocando histórias guardadas na minha memória afetiva. Descobri, então, meu lugar preferido nas manhãs de sábado: o banquinho da paciência na Loja do Quirino.

Passo horas nesse banquinho procurando vinis antigos. Assim como passava horas viajando nos vinis do meu pai, fascinada com as imagens dos encartes.

Com o tempo, os vinis foram embora e o chiadinho das músicas da minha infância ficou esquecido naquele cantinho de saudade onde guardamos os pequenos e saborosos detalhes do começo das nossas vidas.

A loja do Quirino trouxe tudo de volta. A R$1,00 – a fita cassete ou vinil – com R$20,00 fui de ‘É proibido fumar’ (1964) até o hit do Menudo, ‘Não se reprima’ (1984).

O comércio compra e vende discos e fitas. Os discos velhos, aqueles que a ‘mãe’ não quer mais ou o ‘pai’ quase joga fora? Leva no Quirino que ele compra. Como resultado dessa ‘troca’, várias histórias vão se amontoando no meio dos LPs, em rabiscos de afeto nas dedicatórias que acompanham os discos

E as capas e encartes continuam sendo uma viagem, retratos das gerações embaladas por aquela meia dúzia de faixas em cada lado do disco.

O Quirino é um alagoano de Penedo que começou a trabalhar aos 10 anos, caçando passarinhos.  Conta com orgulho que é bisneto de escravos, citando que sua avó, Marcelina, foi agraciada pela Lei do Frente Livre(1871). Sorriso largo e uma disposição invejável, dessas pessoas cheias de vida.

Eu saio de lá sempre uns quarenta anos mais pesada… Feliz da vida. Uma vermelhinha aqui em casa não abre mão dos meus achados na cabine do tempo do Seu Quirino.

Endereço: Rua Geru, n° 345, no trecho entre as ruas Lagarto e Capela.

Texto e foto reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário