terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O Palácio Serigy faz parte da história de Sergipe


Publicado no site O Nordeste.

Palácio Serigy, sede da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Sergipe, na Praça General Valadão, centro da cidade de Aracaju/Sergipe.

O Palácio Serigy faz parte da história de Sergipe. Diante disso, o prédio foi fruto de um estudo da historiadora Sandra Ribeiro Alves.

Segundo dados, registros fotográficos e documentos, todo o trabalho foi denominado "Palácio Serigy - de Casa De Prisão à Secretaria Estadual de Saúde (143 Anos de História)".

"Da sua origem como Casa de Prisão de Aracaju à Secretaria Estadual de Saúde, o Palácio Serigy reporta a momentos da história do povo sergipano. O olhar curioso e interessado do secretário José Sobral pela nossa história, das mais simples às mais rebuscadas, possibilitou a construção deste estudo com uma releitura sobre um dos mais antigos prédios públicos do Estado. O importante é a necessidade de conservação não apenas de sua edificação, mas também de memória", afirma Sandra Ribeiro Alves.

Segundo a pesquisa da historiadora, o prédio nasceu à época do então presidente da província, Inácio Barbosa. "Os alicerces do que seria a Casa de Prisão de Aracaju começaram a ser construídos em 1855, sendo posteriormente vendidos à Companhia Baiana. Sua construção efetiva iniciou-se em 1864. Projetado pelo engenheiro sergipano Firmino Rodrigues Vieira, em estilo neogótico, o imponente prédio se destacava das demais construções com dois pavimentos "pés direitos avantajados e que lhe davam grande altura, estendido ao longo de uma fachada de cerca de 50 metros, com um corpo central que chegava até o alinhamento da rua e duas alas laterais recuadas, dando-lhe a forma de "T"", relatou Sandra, em estudo, destacando ainda que o prédio foi inaugurado oficialmente em 1872, mas em funcionamento desde 1867.

Ainda de acordo com o documento, a Casa de Prisão de Aracaju continuou reproduzindo a problemática existente no sistema carcerário do império. Já no governo de Graccho Cardoso (1922-1926), o prédio do "Cadeião" foi demolido e os presos transferidos para um moderno presídio construído à época no Bairro América.

O estudo diz que "o antigo prédio foi demolido e, em seu lugar, foi construído um imponente edifício em estilo Art Decór apesar de ter perdido as partes externas das alas laterais, o que lhe concedia uma melhor proporção com a parte central, com linhas retas, mais simples, o que resultou em um prédio elegante e moderno".

"Naquele tempo, devido a sua posição central e ao fato de abrigar diversos serviços de saúde, consultórios médicos, serviços de raios-X, sala de vacinação, toda a população do Estado dirigia-se ao prédio para receber atendimento gratuito. O fato de ter próximo a Estações da Leste Brasileiro e os pontos das "marinetes" com embarque e desembarque de passageiros tornava o fluxo intenso durante os dias úteis. Segundo o memorialista Murillo Melins, foi o primeiro prédio a ter elevador o que atraía pessoas de todo o Estado unicamente para subir e descer os dois andares do prédio. O Palácio Serigy era funcional e atração turística nas décadas de 40 e 50", enalteceu Sandra Ribeiro.

Desde quando foi construído até hoje, o Palácio Serigy passou por duas reformas, ambas nos governos de Albano Franco. Em 1997 quando foi inserida a estátua do Cacique Serigy, que dá nome ao prédio, trazida da Praça Teófilo Dantas.

"A historiadora Sandra Ribeiro está de parabéns pelo belo trabalho de resgate desses 143 anos de história do Palácio Serigy na capital sergipana. A memória nunca pode acabar. O prédio passou por esta revitalização em sua fachada para realçar toda a beleza que o Centro Histórico de Aracaju tem. É preciso preservar os monumentos e o Palácio Serigy é um patrimônio social de Sergipe", comemora o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

Fonte: Infonet/SES, 06/10/2015.

Texto e imagem reproduzidos do site: onordeste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário