terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Xilogravuristas expõem no Museu Afrobrasileiro


Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 12/01/2017.

Xilogravuristas expõem no Museu Afrobrasileiro
'Esculpir a Madeira Para a Vida Ser Exposta', é o tema

“Esculpir a Madeira Para a Vida Ser Exposta”, esse é o tema da exposição lançada nesta quarta-feira, 11, no Museu Afrobrasileiro de Sergipe, no Município de Laranjeiras. A exposição faz parte do XLII Encontro Cultural de Laranjeiras, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe desde a última terça-feira, 10, e segue até o dia 14.

Na edição de 2017, a “Cantoria: da Viola ao Cordel” é o tema do Encontro Cultural de Laranjeiras. “Portanto, tivemos o cuidado de levar para o Museu Afro-Brasileiro uma exposição que tivesse uma conexão com o tema abordado no Encontro. Como a Xilo é feita na madeira e no papel com ilustrações do cordel, chamamos os xilogravuristas para levar suas xilogravuras para a exposição”, explica a assessora da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Eliana Borges Melo.

Segundo ela, aliada a exposição “Esculpir a Madeira Para a Vida Ser Exposta”, também estão expostos trabalhos pedagógicos de estudantes de uma escola municipal de Laranjeiras. “São alunos do professor do artista visual e professor Elias Santos. Os trabalhos deles são de muito bom nível”, afirma. Ao todo, a exposição conta com cerca de 20 obras, sendo que dessas, dez são os trabalhos pedagógicos dos estudantes.

A exposição, que acontece simultaneamente com o Simpósio do XLII Encontro Cultural de Laranjeiras até o dia 14 de janeiro, conta com obras dos xilogravuristas sergipanos Marcelo Soares, Severino Borges, Anselmo Rodrigues e Joel Dantas. “Além das obras das xilogravuristas Jacira, que pinta nas xilogravuras dela as negras mais libertas atuantes na sociedade; e Vilma, que pinta a mulher negra explorada sexualmente”, informa Eliana Borges.

Por Moema Lopes.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário