sábado, 18 de fevereiro de 2017

A História de Sergipe Decantada em Cordel

Viés militante guia obra do cordelista Zé Antonio.
Foto: Segrase.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 15/02/2017.

Nova obra da Edise conta a história de Sergipe em cordel.
Livro tem viés militante de defesa das coisas populares.

Uma das mais tradicionais representações da cultura popular nordestina, o cordel, é destaque em nova obra lançada pela Editora do Diário Oficial de Sergipe - Edise. Escrito pelo cordelista José Antônio dos Santos, o “Zé Antônio”, o livro “A História de Sergipe Decantada em Cordel” retrata a história do Estado a partir de um viés militante de defesa das causas populares. O lançamento acontece no dia 18 de fevereiro, às 18h, no Centro de Cultura e Arte J. Inácio, na Orla de Atalaia, em Aracaju.

Em sua primeira obra no formato de livro, o cordelista faz um passeio na história desde os tempos primórdios, passando por temas como o extermínio da população indígena, escravização negra, bem como a violência da época do coronelismo.

Formado em História, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o cordelista já foi premiado nacionalmente com o Prêmio Nacional de Literatura de Cordel, promovido pela Fundação de Cultura do Estado da Bahia. O escritor também foi contemplado pelo programa BNB de cultura, do Banco do Nordeste com o projeto: “O Nordeste em Cordel”. “Escrevo cordel há quase 40 anos, ao todo são mais de duzentos folhetos publicados. Geralmente costumo escrever sobre política, história e as manifestações culturais de todo o país, especialmente da região Nordeste”, explica o cordelista.

Para o diretor-presidente em exercício da Segrase, Ricardo Roriz, a obra de José Antônio dos Santos reafirma o posicionamento do Governo do Estado em dar visibilidade a autores sergipanos. “Nosso acervo conta com mais de 70% de títulos de escritores sergipanos, levamos essas obras para grandes feiras no Brasil e no exterior, essa é a nossa forma de contribuir com a disseminação da cultura sergipana”, destacou.

O autor

José Antônio dos Santos ( Zé Antônio) nasceu no povoado de Oiteros, Moita Bonita –SE, em 09 de agosto de 1955. Filho de Emiliano Antônio dos Santos e Maria Francisca dos Santos, é professor de história, filosofia e sociologia da Rede Estadual de Educação de Sergipe, e também militante de movimentos populares.

Fonte: Segrase.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário