quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Adeptos das religiões de matriz africana celebram Dia de Iemanjá.

Adepta de Iemanjá leva flores para o orixá.
Foto: Ana Fontes/TV Sergipe.

Publicado originalmente no site do G1 SE., em 02/02/2017.

Adeptos das religiões de matriz africana celebram Dia de Iemanjá.

Cortejo aconteceu pelas ruas do Bairro Industrial.
Iemanjá é uma divindade considerada a rainha do mar.

Do G1 SE

Os adeptos das religiões de matriz africana realizaram um cortejo em homenagem ao orixá Iemanjá pelas ruas do Bairro Industrial, em Aracaju, na tarde desta quinta-feira (2). Esta é a 9ª Edição do cortejo, que foi finalizado na “Orlinha do Bairro Industrial” com apresentações artísticas, cânticos, danças e pratos gastronômicos relacionados à Iemanjá.

Segundo as religiões de matriz africana, o orixá Iemanjá é uma divindade considerada a rainha do mar. Os adeptos jogam no mar oferendas com flores, perfumes, espelhos e outros vários presentes.

História.

A tradição do presente da mãe d'água, (como era conhecida festa), nasce na Bahia, segundo historiadores, teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a "mãe das águas" na expectativa de que ela pudesse resolver o problema de escassez de peixes.

A tradição foi crescendo e começou a ganhar força em 1930. O dia 2 de fevereiro, entretanto, só foi oficializado na década de 1950, quando o presente passou a ser chamado de "Festa de Iemanjá".

Desde então, todos os anos eles pedem a orixá fartura de peixes e mar tranquilo. Entre as superstições que envolvem as homenagens, está a questão da receptividade dos presentes. Reza a lenda que, caso o presente seja encontrado na beira da praia, é porque a divindade não gostou da oferta.

Quando a oferenda desaparece no mar, no entanto, é sinal de que o presente foi aceito. Nos últimos anos, são realizadas campanhas de conscientização para que as pessoas adotem presentes sustentáveis, como uma forma também de preservar o meio ambiente.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário