quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

História do Futebol Sergipano


ESCUDOS DA FEDERAÇÃO
Federação Sergipana de Futebol
O anterior e o atual.

Publicado originalmente no site Campeões do Futebol, em 01 Jun 2008.

História do Futebol Sergipano.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.

Os Pioneiros.

Oficialmente tudo começou em 1918 com a fundação da primeira entidade organizada. Antes, nas inúmeras tentativos para a difusão do futebol em Sergipe, muitos pioneiros idealistas perpetuaram seus nomes na história do futebol sergipano, fruto da abnegação pela causa que abraçaram.

Há um século esses heróis suportaram o descrédito e a ignorância de uma época em que as pessoas viviam arraigadas de preconceitos. Muitos sucumbiram no meio do caminho, vencidos pelos inúmeros obstáculos na implantação do futebol, esporte considerado "para vagabundos"! Um desses pioneiros foi o major Crispim Ferreira, do 26° Batalhão de Infantaria, sediada em Aracaju.

Foi ele quem organizou a primeira demonstração pública do futebol em Aracaju, em setembro de 1907, na praça General Valadão. Incansável na sua luta para difundir o "esporte bretão" na capital sergipana, Crispim Ferreira continuou por algum temo arregimentando soldados e recrutas daquela guarnição militar para praticar o futebol no improvisado campo da praça Valadão - que ficava defronte do Quartel.

O primeiro clube.

Mas, em 1909, um moço nascido em Lagarto, que residiu durante três anos em Salvador, voltava para Aracaju com a firme ideia de fundar um clube para a prática do futebol. Era Mario Lins de Carvalho, um garoto de 17 anos de idade. Convidou para a "árdua missão" o amigo Carlos Baptista Bittencourt e, ambos passaram a procurar adeptos para a fundação do primeiro clube de futebol em Aracaju.

Após meses, uns grupos de rapazes reuniram-se na casa de Bittencourt - na rua de Maruim - e fundavam o "Sport Club Lux", cujo nome foi logo mudado para "Club do Football Sergipano". Suas cores eram vermelha e branca. Para a sede foi escolhida a residência de um dos fundadores, João Rocha, situada à rua Laranjeiras 123. O local escolhido para os treinos, foi a Praça do Palácio (atual Fausto Cardoso).

Campeonatos e Ligas.

O primeiro campeonato de futebol em Sergipe foi realizado em 1918. A disputa, organizada pela "Liga Desportiva Sergipana", teve 4 equipes: Cotinguiba, 41° Batalhão FC, Sergipe e Industrial. O Continguiba sagrou-se campeão, vencendo o Sergipe por 2x0 no jogo final. Em 1919 não houve campeonato.

De 1920 a 1948 os jogos tiveram como palco o "Adolpho Rolemberg", considerado um dos melhores estádios do norte nordeste, segundo os jornais da época. Em 1927 foi organizada uma nova entidade, a "Liga Sergipana de Esportes Atléticos", com apenas 3 clubes filiados: Associação Atlética, América e Palmeiras, enquanto a Liga Desportiva Sergipana tinha 4 clubes filiados: Sergipe, Brasil, Cotinguiba e Aracaju. Em 1928 a Liga Sergipana de Esportes Atléticos passou a comandar completamente o futebol sergipano, com a dissolução da Liga Desportiva Sergipana, e a consequente filiação de seus clubes à Liga recém-criada.

E em 1931 mais 8 clubes filiaram-se à LSEA (Vasco, Guarani, Paulistano, Palestra, Vitório, Siqueira Campos, 13 de Julho e ETEA).

A partir de 1936, o campeonato sergipano passou a contar com clubes do interior, sendo o primeiro o Ipiranga, da cidade de Maruim. Em 1939 foi organizado o campeonado com a "Divisão do Interior", composta por 4 clubes filiados (Ipiranga, Riachuelo, Socialista e Laranjeiras), e a "Divisão da Capital". O Ipiranga foi o campeão do interior e o Sergipe foi o campeão da capital. Na disputa em "melhor de 3 partidas" entre os dois, o Sergipe sagrou-se campeão absoluto de 1939, com dois gols na prorrogação do jogo decisivo. Entretanto o Ipiranga entrou com recurso na Liga contra o Sergipe, que incluiu o jogador Renato Vieira, inscrito na Liga Paulista. Consultada, esta confirmou por ofício a denúncia do clube maruinense. Desta forma, a LSEA proclamou o Ipiranga "Campeão do Estado de Sergipe" de 1939. Esta forma de disputa perdurou até 1958.

Em 1959 o campeonato foi realizado por zonas: Leste (capital), Norte, Sul e Centro. Os cinco melhores da capital juntaram-se aos campeões das zonas do interior e realizaram, em 2 turnos, o Campeonato Sergipano. Em 1960 foi instituído o regime misto-profissional, sendo realizado o primeiro campeonato de profissionais naquele ano.

Em 1970 começou a "Era do Batistão", inaugurado em Junho de 1969, com capacidade para 25.000 pessoas. Na década de 70 a média de púbico pagante no Batistão era de 8.000 pessoas.

No campeonato de 1980 foi instituído o Acesso e Descenso.

A Federação:
A Federação Sergipana de Futebol foi fundada em 10(dez) de novembro de 1926, com a denominação de Liga Sergipana de Esportes Atléticos. A partir de 10 de novembro de 1941 denominada Federação Sergipana de Desportos, e por decisão da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 20 de janeiro de 1976, Federação Sergipana de Futebol.

Texto e imagens reproduzidos do site: campeoesdofutebol.com.br

Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: Federação Sergipana de Futebol e
Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 01 de junho de 2008 - atualizada em 26/Outubro/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário