quarta-feira, 15 de março de 2017

Ângela Maria no Cine - Teatro Rio Branco, em Aracaju

Ângela Maria desembarca no aeroporto de Aracaju, década de 50.
Foto: acervo da Fundação Aperipê.
Imagem e legenda reproduzidas do blog: audiografia.blogspot.com.br
De: Juliana Almeida.
Foto postada por MTéSERGIPE, para ilustrar o presente artigo.

Publicado no site do Jornal do Dia, em 23/04/2014.

Ângela Maria no Rio Branco.

Na quinta viagem mágica pelo tempo, a bordo do nosso incrível Tapete Mágico, o desembarque é no Cine-Teatro Rio Branco, em 1957, ocasião em que a maior cantora do Brasil, Ângela Maria faria inesquecível show com apresentação do saudoso Santos Mendonça, um dos maiores comunicadores do rádio sergipano, ele que comandava o concorridíssimo programa de auditório da Rádio Liberdade de Sergipe, "O Domingo é Nosso". A emissora era uma das mais modernas do Brasil, confortável auditório e programação primorosa. Localizava-se onde hoje funciona uma das lojas Americanas, na rua Itabaianinha, quase esquina com Laranjeiras. Bons tempos em que Aracaju ainda era uma cidade gostosa de se viver, com famílias inteiras conversando nas calçadas até altas horas da noite, enquanto as crianças brincavam nas ruas (muitas delas de terra batida) com bolinhas de gude ou pião...

Aquela foi uma das muita vezes que Ângela Maria,(Abelim Maria da Cunha) veio a Aracaju, sob o patrocínio do Café Aragipe, Império ou Novo Mundo (aquilo sim é que era café; hoje, o de Lagarto perde longe!). Ela era dona do maior fã-clube de Aracaju, localizado na Rua Laranjeiras, o pioneiro, que viria depois a disputar a hegemonia com o Fã-Clube Emilinha Borba, com sede na Rua São Cristóvão. A "guerra" entre os fãs das duas grandes cantoras era inevitável, mas quando Emilinha vinha a Aracaju, ou vice-versa, todos se uniam para prestigiar a "Rainha do Rádio" (Ângela) e a "Favorita da Marinha"(Emilinha). Era uma competição saudável em tempos de romantismo e inocência predominantes.

Emilinha, infelizmente já se foi, após ter cumprido sua gloriosa missão.

Mas, ela a Ângela Maria continua entre nós, pobres mortais, colecionando sucessos imortais. O último show que fez aqui em Aracaju foi no dia 27 de julho de 2011, quando foi aplaudida de pé por mais de dez minutos, pelo público (dos mais heterogênios) que superlotou o Teatro Tobias Barreto.

Texto reproduzido do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário