sábado, 18 de março de 2017

Corrida Cidade de Aracaju: linha de chegada faz alusão ao fundador

Foto: Silvio Rocha.

Publicado originalmente no site da PMA, em 17/03/2017.

Corrida Cidade de Aracaju: linha de chegada faz alusão ao fundador

A 34ª Corrida Cidade de Aracaju chega a seu momento final na avenida Ivo do Prado. Às margens do rio Sergipe, a Praça Inácio Joaquim Barbosa, conhecida como Praça do Mini-golfe, reúne os vitoriosos da Corrida. Ao fim dos 25 quilômetros, os atletas recebem prêmios e troféus no centro da praça e têm a oportunidade de comemorar em um ambiente fresco, arborizado e cheio de referências históricas.

História

O nome dado à praça homenageia o fundador de Aracaju, Inácio Joaquim Barbosa. Ele foi o responsável pelo discurso sobre a transferência da capital de São Cristóvão para o povoado Santo Antônio, hoje bairro mais antigo Aracaju. A resolução foi aprovada há exatos 162 anos.

Sua brilhante atuação no Judiciário também abriu as portas de Inácio Barbosa para o Poder Executivo. Foi nomeado presidente da Província do Estado de Sergipe, por uma Carta Imperial de 7 de outubro de 1853, e governou durante dez meses e 19 dias. Para incrementar o comércio e melhorar as finanças do Estado, ele percebeu a necessidade de construir um porto marítimo para receber os produtos que chegavam através das grandes embarcações. A partir daí, iniciava o crescimento da cidade.

Nascido no Rio de Janeiro, em 10 de outubro de 1821, ele morreu em Estância prestes a completar 34 anos, vítima da epidemia coléra-morbus, que matou milhares de pessoas em Sergipe. Poliglota e com boa formação, fez o Estado viver o momento de progresso e inovações que dominavam o Brasil naquela época. Pouco se sabe sobre a sua aparência, nenhuma fotografia foi encontrada e não há nenhum dado preciso sobre a sua história de vida fora de Sergipe.

Obelisco

O monumento erguido em memória a Inácio Barbosa guarda também os seus restos mortais desde 1951. O obelisco é feito de bronze e granizo, de autoria do escultor italiano Lorenzo Petrucci, fruto de uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Anualmente, honrarias e discursos solenes marcam as homenagens realizadas no local, em alusão ao fundador.

Texto e imagem reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário