segunda-feira, 20 de março de 2017

Leitura infantil deve começar em casa, diz escritor

Foto: Helena Sader/Portal Infonet.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 03/10/2014.

Leitura infantil deve começar em casa, diz escritor
Gustavo Aragão já publicou seis livros voltados para crianças

O professor, escritor e poeta sergipano Gustavo Aragão... (fala) sobre suas obras e também sobre a importância da literatura no aprendizado e formação das pessoas ainda na idade infantil. De acordo com Gustavo, os pais devem ser os principais precursores no processo de leitura dos filhos...

“Eu penso que, desde o ventre, a mãe já pode encaminhar os filhos à literatura. Se os pais são leitores, fica muito mais fácil estimular a leitura e o contato com os livros”, disse Gustavo, que acredita que visitas a livrarias e bibliotecas também podem servir de estímulo à leitura infantil. “É preciso despertar nas pessoas ainda crianças a necessidade do livro e da leitura”, completou.

O escritor, que também é professor, explicou que os pais têm papel fundamental nesse processo, mas que a escola também deve oferecer o suporte para a criança leitora. “A função dos pais é primordial. Mas a escola também deve acrescentar no processo da leitura infantil. Agregar conhecimento aos que já leem e proporcionar incentivo à leitura aos que ainda não têm isso em sua rotina de aprendizado”, explicou Gustavo (...)

Universo digital

O autor iniciou sua caminhada na literatura infanto-juvenil com apenas 12 anos, quando escreveu seu primeiro livro “Encantos de uma Floresta”, publicado quando Gustavo alcançou os 16 anos. Com mais de dez anos de experiência, o escritor falou sobre os novos desafios encontrados pela literatura, e um deles é o novo universo digital.

“Não há dúvidas de que se trate de um desafio aos escritores. Mas, juntamente com os novos públicos que estão surgindo com a tecnologia, vão sendo criados novos suportes também. Os leitores estão mais exigentes e os escritores devem se moldar para atingir ao novo público, utilizando novas ferramentas”, disse Gustavo (...)

Por Helena Sader e Verlane Estácio.

Trechos de reportagem reproduzida do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário