sexta-feira, 24 de março de 2017

Museu Histórico de Sergipe (MHS)





Museu Histórico de Sergipe (MHS).

Em 1960, no dia 5 de março, foi inaugurado o Museu Histórico de Sergipe (MHS), no Governo de Luis Garcia. A missão é salvaguardar a memória e identidade do povo sergipano representado nos bens móveis e imóveis que compõem seu acervo. A instituição museológica é a mais antiga do estado e remonta ao século XVIII. O prédio — que já foi cadeia, hospital e escola — e o acervo desafiam o tempo para satisfação e aprendizado do público visitante.

Seu rico e diversificado acervo tem a marca dos seus curadores, os irmãos Junot Silveira e Jenner Augusto. São mobílias dos séculos XIX e XX; quadros artísticos variados; bustos de personalidades sergipanas; coleções de moedas, medalhas, louças, telefones antigos que marcaram a trajetória de Sergipe desde o período colonial; além de objetos e fotos raras de personagens do cangaço e muito mais.

Além disso, destaque para as obras do pintor Horácio Hora (1853-1890), um dos grandes nomes do romantismo brasileiro, e coleções pessoais de personagens históricos, como o do jornalista e político Lourival Fontes (1899-1967), ministro de propaganda de Getúlio Vargas.

O Museu Histórico de Sergipe se define como “uma casa de visitas” porque não é exclusivo de turistas, pois atende a um público escolar, acadêmico; também é uma “casa de pesquisas” à medida que produz conhecimento através de suas exposições, catálogos, artigos, palestras, comunicações. Seu terceiro perfil, “casa de cidadania” ganha notoriedade a partir dos projetos socioeducativos que realiza, a exemplo do Círculo dos Ogãs, que envolve as casas de terreiros de candomblé do município de São Cristóvão.

O museu ainda apresenta novidades ao público: um auditório e salas de exposições temporárias, integradas por meio do primeiro plano museográfico da história do MHS. Graças ao projeto, a instituição deixa de ser apenas um local de exposição de peças antigas para tornar-se um espaço mais funcional e abrangente, pronto para receber visitantes interessados na história, na cultura e nas artes do estado.

O museu está instalado na Praça São Francisco, na cidade de São Cristóvão, primeira capital da província de Sergipe. Vale ressaltar que o prédio do Museu Histórico de Sergipe foi tombado pelo Estado como bem de valor e preservação através do Decreto N. 22.148, de 8 de setembro de 2003.

Texto e imagens reproduzidos do site: conhecendomuseus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário