quinta-feira, 16 de março de 2017

Severo D’Acelino lança em Aracaju o livro ‘Opará Revisitado’

Foto: Arquivo Pessoal.

Publicado originalmente no site G1 SE., em 14/03/2017.

Severo D’Acelino lança em Aracaju o livro ‘Opará Revisitado’
Sessão de autógrafos ocorre na quinta-feira no Museu da Gente Sergipana.

Textos abordam problemáticas relacionadas ao Rio São Francisco.

Do G1 SE.

Nesta quinta-feira (16), no Museu da Gente Sergipana, localizado na Av. Ivo do Prado, 398 - Centro, em Aracaju (SE), o ator, ativista social e escritor sergipano Severo D’Acelino vai lançar o livro ‘Opará Revisitado’.

“É uma revisitação onde vou trabalhando a história e a geografia do rio dentro de um contexto cultural e poético, usando a linguagem afro. Foram anos de produção que resultaram em dezenas de poemas”, disse o ator. São textos fortes que abordam temas como o assoreamento, abandono e mutilações do rio desde a nascente mineira até à foz em Sergipe.

Ele explica que Opará significa o grande rio, em indígena e na linguagem nagô é a morada de Oxum (Oxum Opará). “A Oxum Guerreira, assim como o rio é. Antes, ele adocicava as águas do mar, agora acontece o contrário”, conta.

Biografia.

Severo D’Acelino é marinheiro por formação e um ativista social ligado a defesa dos movimentos negros. Fundou o Movimento Negro em Sergipe; é dramaturgo, pesquisador das culturas Afro Indígena de Sergipe. Como ator fundou o Grupo Regional de Folclore e Artes Cênicas Amadorista Castro Alves, o Cactueiro Cênico Grupo e Teatro GRFACACA, introduzindo o Teatro Armorial e o Teatro de Rua em Sergipe.

No ano passado interpretou na novela Velho Chico, da Rede Globo, o personagem Eugênio Etore, capitão de um barco que navega pelo rio São Francisco. Antes esteve no elenco da novela Tereza Batista.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário