quarta-feira, 12 de abril de 2017

A exposição dos Penitentes acontece de 12 a 14 de abril

Procissão dos Penitentes (foto: Edson Araújo/Emsetur).


Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 12/04/2017.

Semana Santa: confira programação em Laranjeiras.

A exposição dos Penitentes acontece de 12 a 14 de abril.

A Semana Santa de Laranjeiras é uma das maiores festas religiosas do Estado e é neste período que a cidade fica repleta visitantes que, além de acompanharem os atos religiosos, aproveitam para apreciarem os detalhes da arquitetura barroca dos templos religiosos, dos grandes casarões, igrejas e museus do município. A Semana Santa do município já faz parte do circuito denominado ‘Laranjeiras Católica’, pelo setor turístico e será realizada de 09 a 16 de abril. Toda programação religiosa foi organizada pela igreja católica tendo o apoio da prefeitura e das secretarias municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.

Além de seguir os diversos eventos para comemorar a Semana Santa, os peregrinos e turistas que visitarão Laranjeiras nesta semana, entre os dias 12 a 14 de abril, não podem deixar de passar na exposição, denominada:  “Os Penitentes”, que será apresentada apenas estes dias, das 18h às 22h, na Secretaria do Turismo Municipal de Laranjeiras, na Sala Cândido Aragonez de Farias.

Os Penitentes de Laranjeiras

A Procissão dos "Penitentes" é uma das mais antigas tradições do município de Laranjeiras e é o único do Brasil que é acompanhado por instrumentos musicais. Quem sabe pelo simbolismo, talvez pelo momento em que ela ocorre, ela causa nas pessoas uma emoção de intenso respeito e sempre acontece na Quaresma.

À meia-noite um grupo de homens vestidos de túnicas brancas se reúne na Igreja do Bomfim e percorre as ruas fazendo algumas paradas.   É também durante a caminhada que pedem perdão para as almas dos aflitos, como: suicidas, vítimas da violência, acidentados , entre outros.

Confira a programação religiosa:

Quarta-feira do Encontro (12/04) - Igreja Matriz

19h – missa
20h - Procissão do Encontro
Após a santa missa na igreja matriz, acompanhado do tradicional órgão de tubos, começa o cortejo pela cidade com as sagradas imagens da virgem das dores do senhor dos passos ao som dos dobres dos sinos e do canto da verônica. O cortejo é acompanhado pelo coro da filarmônica sagrada coração de Jesus e dos Motetos dos sete passos da paixão.

Quinta-feira Santa (13/04) - Igreja Matriz

19h– Missa instituição da eucarística e ato do lava pés
24h – Procissão do Fogaréu
Os Farricos saem exatamente à meia noite Na Colina Azulada do Senhor do Bomfim pelas ruas históricas – começa assim a tradicional Procissão Do Fogaréu que simboliza a procura de Jesus Cristo pelos romanos. A comunidade participa com tochas e ao som das matracas que durante o ato realiza a captura de Jesus, que é representada pela imagem do senhor da cruz saindo da igreja do São Benedito. O toque de silêncio dá o tom final à procissão.

Sexta-feira da Paixão (14/04) - Igreja Matriz

15h Celebração da Paixao
16h -  Procissão Do Senhor Morto
A partir da apresentação do descimento da cruz do senhor morto aos presentes e a representação do calvário onde se encontra a imagem de nossa senhora das dores começa a solenidade da procissão que conta ainda com a presença de personagens bíblicos como: Madalena, Verônica, Samaritana e da guarda romana. A procissão é realizada com os acompanhamentos musicais do canto do “heu” e da filarmônica sagrada coração de  Jesus que segue em cortejo fúnebre pela cidade e é encerrada com a presença do grupo dos penitentes, que exultam o ofício das almas.

Fonte: Ascom Prefeitura Laranjeiras

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário