segunda-feira, 3 de abril de 2017

Adeus, amigo João



Publicado originalmente no blog Força da Palavra, em 5 de janeiro de 2010.

Adeus, amigo João.
Por Gilson Sousa.

Luto oficial no mundo da música. Dolorosa perda. Morreu hoje o músico e produtor cultural João Mello, um dos maiores orgulhos de Sergipe na era moderna. De voz potente, violão refinado e composições elogiáveis, João fez sucesso no rádio sergipano nas décadas de 1940 e 1950. Depois disso, partiu para o Rio de Janeiro e arriscou a carreira de artista da noite. Chegou a se apresentar nos melhores clubes, boates e casas de shows das terras cariocas. Foi respeitado e admirado por gente como Cauby Peixoto, Baden Powell, João Donato e outros.

No Rio, ainda jovem, João Mello trabalhou muitos anos ao lado de Chico Anísio, na produção do programa humorístico da rede Globo. Já na gravadora Som Livre foi o braço direito de João Araujo, o diretor-geral, abrindo as portas para grandes talentos que despontavam à época. Entre eles, Djavan, Jorge Benjor, MPB4 e vários outros. “João Mello sempre foi muito especial para mim”, disse-me o próprio Djavan em sua passagem por Aracaju em 2008.

Pessoalmente, conheci João em 1990 quando fui seu entrevistado no programa ‘Videoteca Aperipê’. Muitos anos depois o entrevistador fui eu. Isso quando estava completando 80 anos de idade. Daí pra cá, mantivemos um certo contato pessoal, sendo que o mais instigante deles está relatado no seu livro biográfico, quando tomamos uma ‘taboca’ de Djavan num hotel da orla de Atalaia. Fato consumado.

Nos últimos anos vivendo em Sergipe, João Mello lançou o cd ‘Coração só faz bater’, um belo disco com sambas sofisticados, e também o livro ‘João Ventura – Cidadão de Aracaju’, o referido biográfico. Aliás, este livro foi escrito em parceria com o irmão Raymundo Mello, contando toda a trajetória de João desde que veio da Bahia, ainda no colo dos pais, até o sucesso profissional no Rio e em Aracaju.

E nesse momento de tristeza para todos nós, peço apenas que Deus reserve um lugar de honra para o meu amigo descansar em paz ao lado dos bons. Vai, João, ficar em paz onde quer que seja. Sua história por aqui foi muito bem contada e todos nós teremos sempre orgulho de sua passagem. Adeus, amigo.

Texto e imagem reproduzidos do blog: gilsonsousaaracaju.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário