segunda-feira, 24 de abril de 2017

Casa do Folclore Zeca de Norberto, em São Cristóvão








Publicado originalmente no Instituto Marcelo Déda, em 28 de agosto de 2012.

São Cristóvão ganha novo espaço para cultura popular

A cultura popular sergipana ganhou um novo espaço, totalmente repaginado e preparado para receber estudantes, turistas e pesquisadores do folclore existente em Sergipe. É a casa do folclore Zeca de Norberto, localizada na Praça São Francisco, em São Cristóvão, e que foi reinaugurada na manhã desta terça-feira, 28, com a presença de dezenas de mestres e brincantes da cultura local.

A casa funciona como um grande reduto dos folguedos da cidade e conta a história desses grupos através de bonecos, cartazes e objetos que formam a cultura popular em Sergipe. Intitulada Casa do Folclore ‘Zeca de Norberto’, o local homenageia um dos grandes mestres da cultura naquele município, que fez história através da sua precoce liderança em grupos como a Caceteira e Chegança.

Jandira Lourenço, filha de Zeca, esteve presente na abertura e ficou muito feliz em ver o nome do seu pai batizando um espaço tão importante para a cultura em Sergipe. “Eu e toda minha família ficamos muito felizes com essa homenagem, afinal, meu pai lutou muito para que a cultura acontecesse em Sergipe, e ver que hoje ele está sendo homenageado é muito gratificante”, destacou.

Sobre a casa

A casa do folclore já funcionava há muitos anos e era conhecida por todos da cidade. Ela foi criada inicialmente por um grupo de jovens que tiveram a idéia de ter um espaço onde o folclore sergipano fosse valorizado. Porém, a partir deste momento com tudo reformado, a casa amplia seu leque de ações e traz para a comunidade uma estrutura ainda melhor para a população.

“Esta casa será naturalmente o retrato da cultura imaterial de São Cristóvão. Quem entrar aqui verá que tudo que temos aqui é fruto de pesquisa, um compromisso cientifico com a cultura e a valorização com aquilo que é São Cristóvão”, explicou a historiadora e secretária de Cultura do município, Aglaé Fontes.

Homenagem aos mestres

Outro ponto importante da nova Casa do Folclore, diz respeito a homenagens aos mestres do município. Nomes como Satu, Rindu, Madalena, Jorge, Acácia e muitos outros estão estampados nas paredes do local.

Para o mestre Jorge, do Batalhão de São João, a casa e a homenagem o deixam muito feliz, afinal, ele passou muito tempo longe de Sergipe, mas não deixou de amar sua cultura. “Carrego a tradição dos grupos folclóricos há mais de 65 anos, por isso fiquei muito feliz com essa homenagem, ainda mais porque essa homenagem veio junto com a homenagem a Zeca de Norberto, que foi meu mestre desde o início”, comemorou.

A Casa do Folclore Zeca de Norberto, fica aberta ao público de diariamente, das 9h às 17h. As visitas são monitoradas por pesquisadores da área que explicam um pouco da trajetória dos grupos e mestres que estão estampados no local.

Texto e imagens reproduzidos do site: institutomarcelodeda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário