domingo, 23 de abril de 2017

Cinco municípios e seus artesanatos, visitados pelo Sebrae

Foto reproduzida do blog: sebraeartesanato.wordpress.com
Postada por Isto é SERGIPE, para ilustrar o presente artigo.

Publicado originalmente no site da Agência Sebrae de Notícias SE., em 06/07/11.

Consultor do Sebrae Nacional fica surpreso com artesanato sergipano.

Tedeschi conheceu o trabalho de artesãos de cinco municípios sergipanos e gostou do que viu.

Da redação.

O coordenador Nacional de Carteira de Projetos do SEBRAE, Mauricio Tedeschi, esteve em Sergipe no mês de junho. Passou três dias no Estado e teve oportunidade de conhecer trabalhos artesanais de grupos que residem nos municípios de Santa Rosa de Lima, Divina Pastora, Poço Redondo, Cristinápolis e Lagarto. Tedeschi ficou encantado com o trabalho desenvolvido pelas artesãs.

A primeira cidade visitada foi Santa Rosa de Lima, mais especificamente no povoado de Cana Brava, onde o consultor conheceu o grupo de artesãs que trabalha com a fibra da bananeira, matéria prima abundante na região. “Mais surpreendente do que a beleza dos produtos, em especial a forma inovadora de se fazer a renda irlandesa com a fibra de bananeira, foi ver a alegria e motivação do grupo, e o reconhecimento deles pelo trabalho do SEBRAE”, diz o consultor.

A próxima parada foi para visitar o grupo de Renda Irlandesa de Divina Pastora, onde o consultor conheceu todo o processo de produção de uma peça. “Quando a gente tem a chance de ver tudo isso, a primeira coisa que vem a mente é a necessidade de Conhecer para Valorizar. É impressionante como tudo parece barato, quando a gente compreende todo o talento, esforço e o tempo que é dedicado a produção de uma peça artesanal”, destaca Mauricio Tedeschi.

A última visita do dia foi em Poço Redondo, onde a equipe do Sebrae encontrou-se com o grupo que produz Renda de Bilro. “É fascinante a habilidade das renderas e curioso como elas usam o espinho de mandacaru para fixar a renda enquanto trabalham”, explica.

No dia seguinte, saída cedo para Cristinápolis, no extremo sul do estado. Como era época junina, a cidade estava toda enfeitada. Lá Tedeschi e as consultoras do Sebrae Sergipe visitaram o grupo de Fuxico, que com orientação de uma designer já conseguiu produzir uma coleção de produtos digna dos mercados mais exigentes. “Fato interessante nesse grupo foi à capacidade de aceitar mudanças propostas pela designer, resgatando o modo mais tradicional de fazer o fuxico. O orgulho de todas estava na cara, o meu e dos meus colegas do SEBRAE também. Afinal, as conquistas dos grupos são sempre celebradas como conquistas de todos os envolvidos”, ressalta.

Na sequência foi a vez de conhecer o trabalho das artesãs de Lagarto, no distrito de Açuzinho, para visitar o Grupo de Bordado. “De tão bem feito, parece pintura. Ficamos pouco tempo, mas o suficiente para apreciar a perfeição das peças e ouvir da Mestre-Artesã Raimunda Alves Celestino, inúmeros elogios direcionados ao apoio do SEBRAE”.

No último dia aconteceu uma exposição de todos os produtos, desfile de roupas com agregação crochê de um grupo de artesanato e uma reunião bem produtiva sobre estratégias de atuação do SEBRAE. “Se há um sentimento capaz de resumir a viagem, é o de satisfação por ter tido a oportunidade de ver um artesanato com tanto valor, e uma gente comprometida, competente e trabalhadora. Viva Sergipe”, finaliza empolgado o consultor.

Texto reproduzido do site: se.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário