segunda-feira, 17 de abril de 2017

Domingo da Ressurreição é celebrado na Catedral.

 Missa da Ressurreição é celebrada na 
Catedral Metropolitana de Aracaju.

Dezenas de fieis participam da celebração
Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 16/04/2017.

Domingo da Ressurreição é celebrado na Catedral.

Fiéis participam da missa que dá início à Oitava de Páscoa.

Missa solene celebrada pelo padre Peixoto na Catedral Metropolitana de Aracaju marca o Domingo da Ressurreição, 16, e conta com a presença de dezenas de fieis. “Termina a Semana Santa e inicia a Semana da Páscoa. É a Oitava da Páscoa, celebração do centro da nossa fé”, explica o padre.

A mensagem passada para os fiéis da Igreja Católica neste ano é que a vida não termina com a morte. “Não caminhamos para o túmulo, caminhamos para os braços de Deus”, afirma. Na tradição Católica, no domingo de Ressurreição começam os cinquenta dias do tempo pascal e termina com a Solenidade de Pentecostes.

A Oitava de Páscoa é a primeira semana destes cinquenta dias; é considerada como se fosse um só dia, ou seja, o júbilo do Domingo de Páscoa é prolongado durante oito dias, segundo a Agência Católica de Informações (ACI).

Neste período as leituras evangélicas estão centralizadas nos relatos das aparições de Cristo Ressuscitado e nas experiências que os apóstolos tiveram com Ele. Neste tempo litúrgico, a primeira leitura, normalmente tirada do Antigo Testamento, é trocada por uma leitura dos Atos dos Apóstolos.

Misericórdia

O segundo Domingo de Páscoa também é chamado Domingo da Divina Misericórdia, segundo a disposição de São João Paulo II durante seu pontificado, depois da canonização da sua compatriota Faustina Kowalska.

O decreto foi emitido no dia 23 de maio do 2000 pela Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, detalhando que esta seria comemorada no segundo domingo de Páscoa. A denominação oficial deste dia litúrgico será “segundo domingo de Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia”.

Por Moema Lopes
Com informações da ACI.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário