sábado, 22 de abril de 2017

Giba: Um jovem artista promissor


Publicado originalmente no site Revista Mais Glória, em 10 de junho de 2014.

GIBA: Um jovem artista promissor.
 Por Eleomar Marques* 

Buraqueiro da gema, Regivaldo da Silva Santana, o Giba é um verdadeiro escultor de monumentos que embelezam as cidades, apesar de belo artista, ainda encontra-se no anonimato, inclusive em sua terra. Ainda jovem, de família humilde e jeito tímido, usou das destrezas das mãos, dom enviado por Deus, para imortalizar obras. Giba começou fazendo brinquedos e consertando os mesmos, ele fazia a recomposição daquele brinquedo que faltava um dos membros, segundo ele: “Tinha vontade de ver completo, pegando pedaços de madeira e dando a forma precisa.” Depois de reconhecerem seu talento, passou a ser solicitado pelos ex-votos para fazer peças como pernas, mãos e braços. Costume bastante usado pelos pagadores de promessas no sertão sergipano.

Tomou gosto pela arte e começou o trabalho em madeira, contudo, os convites logo vieram para construção de escultura de cimento. O governo municipal anterior lhe confiou algumas obras que já estão imortalizadas na cidade de Porto da Folha, como o carro-de-bois, O vaqueiro e os santos. Sentindo a necessidade de alçar maiores voos partiu para Tomar do Geru, mas, deixou suas marcas na cidade de Porto da Folha/ SE como monumentos que encantam os turistas. Giba realizou trabalhos não só na cidade de Porto da Folha, como também em Cristinápolis, Canindé do São Francisco e Tomar de Geru. Apesar de tais trabalhos, se queixa dos gestores sergipanos por não valorizá-los em detrimentos de escultores mais renomados. Contudo, pelo seu talento, sabemos que em breve também estará na galeria de tais escultores. Um artista sertanejo que tem orgulho de ser buraqueiro, doravante, esperamos que Porto da Folha tenha orgulho de tê-lo como filho.

* Licenciado em História pela UFS e acadêmico de Direito pela mesma universidade. Estudante de Rádio e TV, SENAC/ CE (EAD). Professor da rede estadual de ensino de Sergipe e municipal de Porto da Folha/ SE.

Texto e imagens reproduzidos do site: revistamaisgloria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário