segunda-feira, 24 de abril de 2017

Poço Verde/SE - Tecelagem


Poço Verde/SE - Tecelagem.

Em Poço Verde, a tecelagem é um ofício que remonta à tradição indígena e à influência europeia, presentes nos tipos de teares e nos desenhos aplicados em redes, mantas e tapetes. Baseado na produção familiar, esse trabalho envolve as mulheres no preparo da matéria-prima, tingimento, tecelagem e acabamento. Os homens, quando não estão na roça, apenas trabalham no tear e os filhos aprendem a tecer por meio de brincadeiras. Há algumas gerações este ofício é transmitido de maneira espontânea, desempenhando um papel educativo, de formação ética e cultural.

O Projeto Tecendo o Sertão do Artesanato Solidário foi desenvolvido no município de Poço Verde, no estado de Sergipe, com a participação de 72 mulheres e 12 homens da zona rural (nas localidades de Amargosa e Malhadinha). Como prática comunitária, a confecção de cada produto estabelece uma rede de relações entre os grupos de artesãos mobilizados no processo, que se desdobra em várias etapas: o preparo da matéria-prima, o tingimento, o urdimento, a tecelagem e os acabamentos com cordões, babados, varandas e franjas, tecidos em tear de mamucabo. Essas atividades consolidam a convivência entre os artesãos, reafirmando os laços de solidariedade.

Parceiros Apoiadores: Prefeitura municipal de Poço Verde, Pró-Sertão, Emdagro, Secretaria de Agricultura do Estado do Sergipe, Sebrae/SE, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN, Museu do Folclore Edison Carneiro.


Texto, imagem e vídeo reproduzidos do site: artesol.org.br/projetos/poco-verdese

Nenhum comentário:

Postar um comentário