sexta-feira, 2 de junho de 2017

Biblioteca Infantil leva projeto #Eu Leio! para escolas do interior...




Publicado originalmente no site da SECULT, em 30 de maio de 2017.

Biblioteca Infantil leva projeto #Eu Leio! para escolas do interior de Sergipe.

Quando a escola não consegue ir até a biblioteca é hora de a biblioteca ir até a escola. Esta é a ideia que motiva o projeto “#Eu Leio! Aracaju”, desenvolvido pela Biblioteca Infantil (Biafa) de Sergipe em parceria com a Rede Ler e Compartilhar.  Trata-se de seis de sacolas de livros infantis, previamente selecionados, que estão circulando por escolas da rede pública estadual do interior sergipano.

Segundo a diretora da Biblioteca Infantil, Cláudia Stocker, o objetivo do projeto é proporcionar maior acesso aos livros, incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento. “Atualmente o projeto conta com seis sacolas espalhadas por escolas de Sergipe, mas pretendemos ampliá-lo para dez. A intenção é poder levar estes livros para crianças de outros municípios, que muitas vezes não têm a oportunidade de virem até a Biblioteca em Aracaju”, explicou.

A Escola Rural do Povoado Mocambo, em Frei Paulo, é uma das beneficiadas com a sacola de livros, recebidos com muita surpresa pelos alunos. O mesmo aconteceu na Escola Estadual Roberta Ramalho no Povoado Espinheiro, Japoatã, que recebeu o projeto em abril deste ano e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso. As instituições, que ficam com o material por seis meses, desenvolvem ações como contação de histórias e brincadeiras envolvendo equipes de educadores e comunidade escolar.

A primeira fase do projeto será concluída em outubro com uma atividade na Biblioteca infantil, que também dará abertura para a segunda fase com mais quatro sacolas e novas escolas beneficiadas. Todas as sacolas são compostas por livros novos doados por escritores de literatura infanto-juvenil do Brasil. Para a próxima etapa, a Biafa está arrecadando doação de livros de autores sergipanos com o intuito de enriquecer ainda mais o acervo. Interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1965, ou ir até a Biblioteca localizada na Rua Vila Cristina, s/n.

Rede Ler e Compartilhar.

A Rede Ler e Compartilhar é formada por escritores, educadores e voluntários de Alagoas que se reuniram pelo fomento à literatura. É um programa colaborativo de circulação de acervos, formação de leitores e orientação para mediação literária. Só podem participar como receptoras de acervos escolas públicas ou escolas privadas que realizem alguma ação social comunitária, instituições, ONG’S ou movimentos organizados.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário