quinta-feira, 15 de junho de 2017

Festejos juninos tomam conta do Corredor Cultural Irmão



Publicado originalmente no site da SECULT, em 13 de junho de 2017.

Festejos juninos tomam conta do Corredor Cultural Irmão.

Sob um céu de bandeirinhas e ao som do tradicional forró, foi lançada nesta terça-feira, 13, a exposição “Festejos Juninos: sabores da nossa Cultura Popular”. A mostra, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ocupará as galerias do Corredor Cultural Irmão, durante todo o mês.

O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, abriu a exposição falando sobre a importância dos artistas que fazem os festejos. “É um prazer imenso estar aqui para o lançamento de mais um Corredor Cultural. Quero deixar registrada a minha preocupação, pois ouvi a angustia de alguns artistas sobre com o enfraquecimento da cultura de raiz, que precisa ser preservada de alguma maneira. Contem comigo nesta luta para manter as tradições da nossa cultura. Agradeço aos presentes e, em nome do Governo do Estado, desejo um feliz São João para todos nós”, ressaltou.

Nesta edição, a Secult homenageou personalidades que dignificaram os festejos juninos de Sergipe. Receberam menções honrosas Antônio Soares, Jailton dos Santos, Luiz Antonio Lírio, João Cardoso Filho, Jaconias Santos, Antônio Sérgio Lima, Adelson Lima Santos, Mestre Washington, Eraldo Vieira Santos, Vandete Nunes, Genilda Joaquim de Araújo, Wilson Liro do Nascimento (Dunga), Robson Rodrigues, Pavio do Forró, José da Gama, Coelho dos 8 Baixos e Gilson Barroso.

Presidente da Comissão dos Festejos Juninos da tradicional Rua de São João, Antônio Soares, disse que receber este reconhecimento é muito importante para o fomento da cultura junina em Sergipe. “Gostaria de dividir esta justa homenagem, que me foi prestada, com todos aqueles que perderam suas noites para compor a tradicional Rua de São João. Aos sanfoneiros, cantores, quadrilheiros e todos, de modo geral, presto meus sinceros agradecimentos. Muito obrigado a todos e a lembrança da Secretaria da Cultura”, declarou.

Com diversificados estilos dentro de uma mesma temática, a exposição é composta por obras dos artistas visuais Beto Ribeiro, Joel Dantas, Judite Melo, Liliu, Marcel Nauer, Maria Góes e Zeus. Além disso, estão expostas 12 fotografias das duas últimas edições do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2015 e 2016, produzidas pelas fotógrafas da Ascom da Secult, Luana Feldens e Raiane Souza. “Mais uma vez participo do Corredor Cultural com grande satisfação, ainda mais, por estar contribuindo para divulgar o São João via a óptica das artes plástica, pois isso reforça a nossa identidade cultural e artística”, afirmou Joel Dantas.

O evento foi embalado ao som do trio pé-de-serra “Forrozão Tô Chegando”, que animou aos visitantes e homenageados e pela Rural do Forró, criada pelo músico Bob Lelis. “Senti a necessidade de fazer uma cultura itinerante, que possibilitasse o acesso e despertasse a curiosidade do público com relação à arte sergipana. Foi assim que surgiu a ideia de criar a Rural, que está sendo inaugurada aqui, na Secretaria de Cultura”, contou o idealizador.

A exposição “Festejos Juninos: sabores da nossa Cultura Popular”, que conta com ilustrações e projeto gráfico de Jeancarlo da Silva, segue aberta ao público no Corredor Cultural Irmão, que fica na sede da Secretaria de Estado da Cultura, localizada, Rua Vila Cristina, 1051, Bairro 13 de Julho.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário