segunda-feira, 19 de junho de 2017

Homenagem a João Silva Franco, o "João Sapateiro"


Os hermanos Otoniel dos Santos e Josileno Franco, filhos do saudoso poeta sergipano, 'João Sapateiro', somam as forças e em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Laranjeiras pilotam na próxima terça-feira, 20, das nove da manhã às oito e meia da noite, um dia inteiro de homenagens através do "99º Ano de História do Poeta". Na programação dividida entre o Auditório da UFS (Campus Laranjeiras), o Largo da Prefeitura e o Espaço João Sapateiro, acontecerão palestras, plantação de mudas de Pau Brasil, exposições, declamação de poesias com poetas convidados, lançamento da segunda edição do livro "Coisas do Coração do Poeta João Sapateiro", missa, apresentações folclóricas e shows musicais. Salve!

João Silva Franco nasceu na cidade de Riachuelo, interior de Sergipe, em 20 de junho de 1918. Em busca de melhores dias, sua família mudou-se para a capital do Estado, em 1935, e em 1938, transferiram-se de vez para Laranjeiras, onde permaneceu por 70 anos, dedicando-se a arte de consertar sapatos, e como amava a literatura, aproveitava seu espaço de trabalho para pregar cartolinas com suas poesias e trovas nas paredes da sua oficina, para que o público pudesse apreciá-las. Além dos amigos, turistas e personalidades de várias partes do mundo visitavam a tenda do João Sapateiro para saber mais sobre o humilde e talentoso poeta.

No dia 9 de outubro de 2008, o 'poeta do povo', subiu para o andar de cima, deixando aqui embaixo um legado invejável, para quem estudou apenas seis meses, e aprendeu a escrever o seu nome com letras minúsculas.

Texto e imagem reproduzidos do site: bacanudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário