domingo, 4 de junho de 2017

Tubarão lixa se reproduz em aquários de Sergipe

 Tubarão fêmea: isolamento para preservar gestação. 

 Rafaelle exibe os ovos expelidos pelo animal: boas expectativas.

Rafaelle e César: dedicação e cuidados para preservar a espécie.
Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em  03/06/2017.

Tubarão lixa se reproduz em aquários de Sergipe.

Veterinária vê raridade a reprodução da espécie em cativeiro.

A população de tubarões está prestes a aumentar nos aquários instalados no Projeto Tamar, em Aracaju. Fato inédito em Sergipe e episódio classificado como raridade pela veterinária Rafaelle Monteiro. A reprodução em cativeiro aconteceu pela primeira vez na América Latina no Projeto Tamar da Bahia e agora Sergipe deslancha também com esta novidade, que marcará os 15 anos de fundação do Projeto em solo sergipano, com a expectativa de recepcionar os filhotes da espécie até o final deste mês ou início do próximo.

O tubarão lixa é uma espécie em extinção e há grande expectativa de que a fêmea tenha sido contemplada com seis filhotes. No mês de maio a tubarão fêmea começou a expelir os ovos [cápsulas, como são classificadas pelos veterinários]. Até o momento, a veterinária Rafaelle Monteiro já contabilizou 16 ovos, entre os quais seis abertos, o que gera a expectativa de que seis filhotes estão sendo gerados no útero da mamãe tubarão.

O coordenador do Projeto Tamar, César Coelho, credita este presente [a gestação em cativeiro] às condições de bem estar do animal. Devido à complexidade da natureza destes animais, a fêmea já está isolada e a equipe do Projeto Tamar em Sergipe já está preparando novos espaços para acolher os filhotes. Eles ficarão em um aquário isolado, medidas para protegê-los já que, instintivamente, a própria mãe pode matá-los.

O Projeto Tamar mantém o Oceanário de Aracaju, onde se encontra mais de 70 espécies marinhas, instalado em uma parte da orla marítima que alcança uma extensão de 117 mil metros quadrados, incluindo a área onde estão instalados os lagos artificiais na Praia de Atalaia.

Programação

Os 15 anos do Projeto Tamar em Sergipe serão comemorados no próximo dia 13, com extensa programação para marcar também outras datas importantes para o meio ambiente: 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente; 8 de junho, Dia dos Oceanos; 16 de junho, Dia Internacional da Tartaruga Marinha.

A festa começa às 16h do dia 13 com a soltura dos filhotes de tartaruga e, às 18h, os lagos recepcionam o espetáculo com barcos de fogos. Às 20h haverá apresentação musical no Oceanário com o DJ Casca e shows do Grupo Burundanga, Zé Tramela e encerrará a programação com a participação especial de Toni Garrido.

Por Cássia Santana.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/noticias/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário