segunda-feira, 28 de agosto de 2017

16ª Parada LGBT de Sergipe








A vice-prefeita e secretária municipal 
da Assistência Social, Elaine Aquino.

 A diretora de Direitos Humanos da Secretaria
Municipal da Assistência Social, Lídia Anjos.

O presidente da Adhonis, Marcelo Lima.
Fotos: Danillo França.

Publicado originalmente no site da PMA, em 27/08/2017.

Eliane Aquino amadrinha 16ª Parada LGBT de Sergipe

Diversidade e respeito. Mas, acima de tudo, orgulho de ser e existir. Sem invisibilidade e vestidos das mais diversas formas, cores e amores, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, homens e mulheres trans foram às ruas da Orla de Atalaia para participar na tarde deste domingo, 27, da Parada LGBT de Sergipe. O evento, que já está em sua 16ª edição, contou com a participação da vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, como madrinha, e teve como tema deste ano “Mais amor e nenhum direito a menos”.

Eliane Aquino acredita que a parceria entre a Prefeitura e os diversos movimentos vem garantindo a realização de ações para a quebra das barreiras do preconceito e como forma de garantir maior acesso aos espaços públicos.

“É um desejo meu e do prefeito Edvaldo Nogueira que possamos desenvolver ações de aproximação e escuta com os movimentos LGBTs. A criação da Diretoria de Direitos Humanos é exemplo de que estamos dialogando com os diversos setores da sociedade que antes tinham suas necessidades deixadas de lado. É com essa soma de esforços e atividades integradas junto à comunidade que poderemos desenvolver políticas que atendam às demandas. Os índices de violência contra gays, lésbicas, bissexuais, trans e travestis são alarmantes e não podemos aceitar esta condição em pleno ano de 2017”, ponderou Eliane.

“Nós temos feito constantes formações com os nossos trabalhadores sobre a importância de respeitar a condição dessas pessoas, desconstruindo o ódio social que está enraizado em nossa cultura contra o que é diferente. Não devemos envolver nossos valores religiosos ou pessoais quando o assunto é o todo. Isso também vem sendo feito em conjunto com outras secretarias, onde estamos debatendo o assunto, informando e desmistificando o preconceito por meio da informação, que é a nossa melhor arma. Para se ter uma ideia, segundo o relatório do Grupo Gay da Bahia, a cada 25 horas um LBGT é assassinado no Brasil. Daí a importância de fomentar o diálogo a favor dessa minoria”, explicou a diretora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social, Lídia Anjos.

Marcelo Lima, presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhonis), destacou o apoio da Prefeitura para a realização da Parada. “A Prefeitura de Aracaju tem se mostrado uma grande aliada da gente, sempre nos recebendo de portas abertas. Articulados com a Assistência, conseguimos o apoio para toda a logística da festa. Mas, para além disso aqui, sabemos que hoje podemos contar com a sensibilidade de uma gestão que tem nos dado um olhar diferenciado e mais próximo em nossa defesa.”

A 16ª Parada LGBT também contou com o suporte da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seidh).

Destruindo o armário

Jade Soares tem 27 anos e é técnica em enfermagem. Mulher trans, natural do interior de Alagoas, ela precisou "destruir o armário" para conseguir assumir quem sempre foi. “Eu sofri muito com o preconceito das pessoas da cidade onde eu nasci. Mas, para a tristeza de muitos que acharam que eu ia desistir, eu sempre lutei pela minha própria aceitação e hoje sei que existir é muito mais que simplesmente me aceitar como mulher. Eu entendo que temos que enfrentar as adversidades para que sejamos livres em nossas escolhas. É preciso destruir o armário porque ninguém merece ficar lá.”

Orgulho que também faz parte da vida do gerente de loja, Wallisson Carvalho. “Ser LGBT é resistência. O amor não deveria ser punido, apenas celebrado.”

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário