sábado, 26 de agosto de 2017

Adauto Machado realiza oficina de pintura para jovens na Galeria J. Inácio

 O pintor Adauto Machaco.

 Alunos da rede pública participaram da oficina.



 O secretário Gama e a diretora da 
Galeria J. Inácio, Jane Junqueira.

Fotos: Pritty Reis/Secult

Publicado  originalmente no site da SECULT, em 25 de agosto de 2017

Adauto Machado realiza oficina de pintura para jovens na Galeria J. Inácio

A atividade foi oferecida para estudantes que participaram do AVIE

Dezessete estudantes da rede pública de ensino tiveram uma oportunidade inédita de aprendizado com um dos mais consagrados artistas visuais de Sergipe: Adauto Machado. A oficina aconteceu nesta sexta-feira, 25, na Galeria de Artes J. Inácio, promovida pelo artista, que compartilhou com os estudantes um pouco da sua vasta experiência na pintura.

“No início da oficina, falei para os meninos que eu gostaria de ter tido a oportunidade que eles estão tendo. Na idade deles eu sonhava em poder fazer um curso de desenho ou pintura, mas naquela época era praticamente inviável. Desta forma eu estou procurando passar para eles alguns conhecimentos que obtive durante a minha vida. Acho importante que este tipo de atividade seja propagada e que as autoridades olhem para isso”, ressaltou Adauto Machado.

A oficina foi voltada para estudantes que participaram da “Exposição Avie: artes visuais na escola”, realizada nos primeiros meses do ano, a partir de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Cultura (Secult). O projeto reuniu cerca de 150 trabalhos entre pinturas, desenhos esculturas, fotografias e instalações.

Para a diretora da Galeria, Jane Junqueira, esta atividade mostra que a J. Inácio não é apenas um local de exposição, mas de fomento às artes.  “Abraçamos tudo que venha acrescentar à cultura e essa atividade é uma grande oportunidade para estes jovens, que estão aprendendoa com um artista com um legado como Adauto Machado. Acho que este atividade traz enriquecimento para todos, não só para os estudantes, mas também para o artista e para a Galeria, pois é uma troca”, destacou.

Os alunos moraram muita alegria com a atividade. “É uma oportunidade única porque não é comum artistas plásticos se disporem a passar seu conhecimento para jovens de escolas públicas. Também foi uma oportunidade de conhecer Adauto e uma parte do trabalho dele.   Ter participar da exposição da AVIE já foi uma experiência engrandecedora, pois aprendi a usar aquarela e agora estou aprendendo  a trabalhar com óleo o que  sempre foi um desejo aprender, mas  exige muita técnica”, afirmou Estudante José Mateus correia dos Santos.

Sobre o pintor

Pintor, escritor, desenhista publicitário e professor de artes, Adauto Machado nasceu no dia 18 de junho de 1950, em Nossa Senhora das Dores – SE. Aos quatorze anos, mudou-se para Aracaju e começou a frequentar grupos artísticos da cidade. Trabalhou com desenho publicitário até 1969, quando transferiu-se para Salvador, onde teve a oportunidade de conhecer importantes artistas nacionais e passou a dedicar-se inteiramente à pintura. Em busca do aperfeiçoamento técnico, cerca de um ano depois, permaneceu por um curto período no Rio de Janeiro e, em seguida, partiu para a França aonde aprimorou seus estudos.

Texto e imagem reproduzido do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário