terça-feira, 15 de agosto de 2017

Aracaju recebe 'Os Cavaleiros da Triste Figura'

O espetáculo vai acontecer dia 15 de agosto às 16h.
Foto: Pritty Reis.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 14/08/2017.

Aracaju recebe 'Os Cavaleiros da Triste Figura'

O espetáculo vai acontecer dia 15 de agosto às 16h

Aracaju recebe o espetáculo Os cavaleiros da triste figura dentro da programação da Aldeia SESC. O espetáculo vai acontecer dia 15 de agosto às 16h na Pça Fausto Cardoso. O espetáculo Os cavaleiros da triste figura é o resultado do encontro cênico do Grupo Boca de Cena, e seus colaboradores, com a literatura de Miguel de Cervantes. Livremente inspirado em Dom Quixote de la Mancha, a história que pretende-se retratar extrapola a literatura e se contamina por toda a realidade circundante, em forma d e sonho (ou delírio).

Neste Dom Quixote, denominado Os cavaleiros da triste figura, um grupo de atuadores, em praça púbica, insiste em instaurar suas histórias. Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo!

Sobre o Grupo

Originário de Aracaju, Sergipe, fruto do Projeto Artístico e Cultural “Nosso Palco é a Rua”, (SE) realizado em 2005, o Grupo Teatral Boca de Cena surgiu com o intuito de partilha de valores e conhecimentos apreendidos principalmente às classes populares mais desfavorecidas do acesso pleno à arte e à cultura em sua diversidade-plural. Ao longo de sua trajetória, se consolida como um agente transformador e promotor de ações culturais no Estado de Sergipe, partilhando deste universo de cultura popular e provocando reflexões e ações frente à realidade social brasileira, na dimensão específica de questões de cidadania e direitos humanos pela decisão e escolha de seus temas. Assim, estabelece um diálogo com seu público – centralmente demarcado por encenações no formato “teatro de arena” em contexto escolares e comunitários, isto é, praças e escolas públicas – e contribui para a disseminação de saberes artísticos e cidadania cultural – utilizando principalmente o gênero e o estilo tragicômico no desenvolvimento de sua pesquisa de linguagem.

O Grupo Boca de Cena é formado por graduados e graduandos em Teatro originários da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente o grupo possui sede própria no Conjunto Bugio, onde desenvolve e partilha integralmente suas atividades sociais e culturais. Desde 2005 já montou mais de 9 espetáculos e realizou inúmeros projetos sociais e artísticos, tais como: Projeto de intercâmbios e interações estéticas recebendo vários grupos de teatro locais e nacionais. Ofertou à comunidade do “Bugio” e  seus arredores vários cursos e oficinas de cidadania e práticas artísticas-culturais. Nos anos de 2014/2015 realizou o primeiro festival - Blitz Cultural - de arte na comunidade do “Bugio” com intervenções de espetáculos artísticos, oficinas envolvendo produções nacionais e locais. Já participou de festivais importantes no cenário brasileiro, tais como: O FEST (SE), FRINGE (PR), FIT (BA), Mostra SESC – Cariri (CE) / (SE). O Grupo é um Ponto de Cultura – Ponto de Cultura “Boca de Cena na Rua”- uma iniciativa da sociedade civil do Ministério da Cultura (Minc) e da Secretaria do Estado da Cultura (Secult). Em 2014 foi contemplado com prêmio FUNARTE de Arte Negra realizando a montagem do espetáculo “Como Nasce Um Santo” abordando questões e situações relacionadas com a aplicação da Lei 10.639/2003 sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no âmbito das redes de ensino. Em suas produções, o Boca de Cena se dedica explicitamente a provocar reflexões críticas sobre a realidade social e cultural brasileira, produzindo uma arte que seja acessível e comunicável à população, afirmando-se assim, como um vetor de transformação social e de criação e fomento de um círculo de trocas e experiências no contexto cultural local/regional, sergipana, nordestina e brasileira.

Ficha técnica e artística do espetáculo

Realização: grupo teatral Boca de Cena (se)
Produção geral – Rogério Alves
Texto: César Ferrario (rn)
Direção: fernando yamomoto (rn)
Direção de elenco: Paula Queiros (rn)
Direção de arte ( figurino/adereços/ cenário): João Marcelino (rn)
Preparação vocal: Babaya Morais (mg)
Direção musical: Thayres Dyniz (se)
Preparação corporal – Helder Vasconcelos (re)
Consultoria em comedia dell’art –esio magalhães (sp)
Consultoria em  literatura espanhola – obra dom quixote 
- Célia Navarro Flores ( se-sp)
Trilha original ( dulcinéia) – peri pane (sp)
Consultoria histórica  - Adriana Damasceno (se)
Produção executiva – patrícia brunet
Atores:Felipe Mascarello, Gustavo Floriano, Rogério Alves, e Thayres Dyniz

Fonte: assessoria do espetáculo

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário