sábado, 26 de agosto de 2017

Assistência Social participa de seminário para o público LGBT

 Lídia Anjos e Tatiane Araújo.

Evento reuniu representantes do poder
 público e da sociedade civil.
Fotos: Divulgação.

Publicado originalmente no site da PMA, em 25/08/2017.

Assistência Social participa de seminário para o público LGBT

Na tarde desta sexta, 25, a diretora da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju, Lídia Anjos, participou da abertura do 10º Seminário Regional Saúde, Prevenção e Cidadania, organizado pela Associação Sergipana de Transgênero (Astra LGBT). O seminário é uma ação de mobilização que integra, também, a preparação para a 16ª Parada LGBT, que acontece neste domingo, dia 27.

Lídia Anjos, que falou sobre o tema "Nenhum direito a menos - Inclusão e Cidadania para População LGBT", acredita que a sociedade em geral ainda é muito conservadora, mas que através das políticas públicas é possível avançar no combate a todas as formas de discriminação. "Segundo relatório do Grupo Gay da Bahia, em 2016 existiram 340 assassinatos da população LGBT no Brasil. Isso significa um assassinato a cada 25 horas. A maioria desses assassinatos ocorrem em via pública, por tiros, facadas, espancamentos, asfixia e outras formas muito violentas. Esses dados refletem uma sociedade moralista, que, muitas vezes, naturaliza a violência a partir da definição de um padrão e de um estigma que fomenta o ódio contra a diversidade e contra as diferenças".

Para ela, o debate sobre a real inclusão social da população LGBT passa também pelo enfrentamento à cultura do ódio e pelo estímulo a denúncias de violação de direitos. "A partir de políticas públicas que valorizem a vivência e a voz daquele que vive diretamente a opressão é possível construir alternativas possíveis para modificar este cenário".

Já a presidente da Astra, Tatiane Araújo, falou sobre a importância do seminário e da Parada para a comunidade LGBT e a sociedade em geral. "A Parada existe há 16 anos em Sergipe e, nela, a gente consegue congregar população e comunidade LGBT, para termos um dia de lutar contra a homofobia e contra a transfobia. Assim, neste domingo, 27, Aracaju se une a todas as capitais e mais de 120 cidades brasileiras que realizam a Parada, e que trazem para o âmbito social a visibilidade LGBT".

Tatiane Araújo também ressaltou a parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju com o Movimento LGBT. "Hoje, a PMA retoma o diálogo com o Movimento LGBT, que havia se perdido há algum tempo, e consegue dar a ela uma atenção necessária, tendo em vista que a Parada LGBT é um Projeto de Lei, e faz parte do Calendário Cultural de Aracaju. Nada mais justo para o movimento que mais leva pessoas às ruas no nosso estado. Assim, reafirmamos a parceria com a Prefeitura de Aracaju, nesse seminário, além da Parada e das atividades educativas do circuito do Orgulho LGBT, referendando que a gestão municipal se preocupa tanto com o turismo e com o cultural, quanto com o educativo para a população LGBT".

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário