quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Biblioteca Infantil aborda lendas do folclore na Contação de Histórias

 As Lendas do Folclore Brasileiro foram 
os temas da Contação de Histórias.

 Mural sobre o Folclore.

  Parte da turma reunida para a elaboração de desenhos.

Diego.

As crianças fizeram desenhos e pinturas.
Fotos: Pritty Reis.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 8 de agosto de 2017.

Biblioteca Infantil aborda lendas do folclore na Contação de Histórias

A atividade faz parte da programação do Mês do Folclore.

Alunos da Escola Estadual Senador Leite Neto tiveram uma manhã de diversão e arte na Biblioteca Infantil, nesta terça-feira, 08. Para agosto, considerado o mês do Folclore Brasileiro, a unidade da Secretaria de Estado da Cultura preparou atividades aonde a cultura popular é bastante fortalecida e as tradições são conservadas a cada ano. Levando em conta estas manifestações culturais, a contação de histórias da Biblioteca trouxe como tema “Contos e Lendas do nosso folclore”.

Uma das histórias contadas foi “Labismina” do escritor sergipano Sílvio Romero. Considerada uma das versões da “Cinderela Brasileira”, trata-se da história de uma rainha que queria muito ter um filho. Ela concebe uma menina: Maria, que nasce com uma cobra enrolada no seu pescoço. Quando ela fica mocinha, um velho rei muito rico decide se casar com ela. Contrariada, Maria parte para outro reino em busca de sua felicidade.

A professora da turma, Kátia Lima, ressalta a relevância do mês do folclore para construção pedagógica das crianças. “Sempre falamos sobre o folclore brasileiro para os nossos alunos, mas é importante que eles vivam na prática esse dia. E quando esses contos são falados por meio de contação de histórias, a interação e o entendimento das crianças se torna mais fácil”, salientou.

Perguntado sobre o Folclore, Diego do 5º ano do Ensino Fundamental relembrou a história do Saci Pererê, personagem conhecido por possuir apenas uma perna e fazer travessuras com pessoas e animais. “O Folclore fala de vários personagens brasileiros. Gosto de todos eles, mas meu preferido é o Saci”, comentou o garoto.

As atividades seguem ao longo do mês abertas ao público. Escolas ou grupos interessados em participar podem agendar visita pelo telefone (79) 3179-1965. A Biblioteca Infantil está localizada junto à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no Bairro 13 de Julho, Aracaju.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário