terça-feira, 29 de agosto de 2017

Espetáculo marca aniversário de 40 anos do Imbuaça

 O grupo sergipano é um dos mais antigos em atividade.


Imbuaça tem atualmente 10 atores
Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 28/08/2017.

Espetáculo marca aniversário de 40 anos do Imbuaça

O grupo sergipano é um dos mais antigos em atividade

A apresentação do espetáculo 'Jeová' marcou nesta segunda-feira, 28, o aniversário de 40 anos do grupo de teatro Imbuaça. O grupo sergipano é um dos mais antigos em atividade.

“Apesar do demonste do Ministério da Cultura e apesar de não existirem mais editais de artes cênicas, nós continuamos essa trajetória, resistindo de forma perseverante, disciplinados, levando para a cena a nossa identidade e a nossa cultura”, comenta Lindolfo Amaral, que é diretor do grupo.

Lindolfo conta que o Imbuaça surgiu em um período do golpe civil e militar. “Foi um período difícil porque o teatro sofria censura. Os espetáculos tinham quer ser apresentados à censura, que poderia vetar ou cortar o texto. Foi uma época cruel para teatro brasileiro. Éramos um dos poucos a fazer teatro de rua", relembra.

Lindolfo destaca os grandes momentos da trajetória do Imbuaça, como quando o grupo participou de festivais pelo Brasil e também em outros países, e também quando o grupo contou com a parceria de diretores como João Marcelino, Rodolfo Garcia Vasquez, Ivaldo Bertazi. “A trajetória do Imbuaça é imensa e contou com vários artistas. Isso é enriquecedor porque termina capacitando os atores para novas ações”.

História

O nome é uma homenagem ao embolador Mané Imbuaça, que residia na Rua Santa Luzia, com a Rua Campos. Ele frequentava a sede do Diretório Central dos Estudantes da UFS, localizada próxima a sua residência, onde também acontecia os ensaios do grupo. Com o seu falecimento, em fevereiro de 1978, os integrantes que já vinham pesquisando a cultura popular, resolveram homenagear um artista que conheceram durante os ensaios no DCE, cujo perfil estava relacionado as perspectivas de trabalho dos atores.

O Imbuaça é um dos grupos mais antigos em atividade continua no teatro de rua do país e tornou-se conhecido pelo seu trabalho inspirado nas danças dramáticas de Sergipe e na Literatura de Cordel, que é a base para construção da dramaturgia em grande parte de seus espetáculos.

O grupo é formado pelos atores Carlos Wilker, Iradilson Bispo, Jonathan Rodrigues, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Priscila Caprice, Rosi Moura, Sandy Soares e Talita Carlixto. Na cenotécnica Rogers Nascimento e na operação do som Cristiano Andrade (Negão).

Com informações da Secult

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário