quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Manifestações culturais marcam o primeiro dia do Festival Brincantes

 Parafusos de Lagarto.

 Guerreiro Treme Terra de Japoatã
 mistura crianças e adultos.

 Maracatu de Brejão possui diversos idosos.

 Público apreciava as danças atenciosamente.

 Jovens e adultos acompanharam 
o primeiro dia do festival.

 Arena foi montada na Praça General Valadão.

 Samba de Pareia de Pareia de Laranjeiras.

Presidente da Funcaju prestigia os grupos folclóricos.
Fotos: Edinah Mary.

Publicado originalmente no site da PMA, em 22/08/2017.

Manifestações culturais marcam o primeiro dia do Festival Brincantes

O sorriso no rosto e o olhar radiante de alegria era nítido nos jovens, adultos e idosos que se apresentavam na arena do Festival Brincantes. O Maracatu de Brejão, de Brejo Grande, no interior sergipano, encantou o público, que assistia atenciosamente. Dona Risalva dos Santos, de 65 anos, era uma das mais animadas. “O maracatu é uma animação para a gente. Senão tiver maracatu em nossas festas, não tem animação. Foi maravilhoso poder participar deste festival e ter a oportunidade de mostrar a nossa cultura para todos que aqui estão”, comemorou.

O primeiro dia do Festival Brincantes, realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), reuniu diversas manifestações populares na arena montada na praça General Valadão. Samba de coco, Cacumbi, Guerreiro Treme Terra, Maracatu e Parafusos foram os destaques neste 22 de agosto, Dia do Folclore.

“A primeira edição do festival já está sendo um sucesso. Nós idealizamos e construímos na ideia de plantar uma semente, mas plantamos e já está germinando, porque a acolhida do público neste primeiro dia foi maravilhosa. O pessoal participando e acompanhando as manifestações culturais, estes grupos extraordinários de Aracaju e de várias cidades do estado, nos enchem de alegria e nos dão a certeza que esta é apenas a primeira edição de muitas que virão por aí”, destacou o presidente da Funcaju, Silvio Santos.  

Era praticamente impossível passar pela praça e não cair no ritmo dançante dos brincantes. O público era formado por pessoas de todas as idades. Desde crianças, que até subiram na arena para participar das apresentações, aos mais idosos, que assistiram atentamente cada grupo que se apresentava, sem perder nenhum detalhe.

“Os grupos estão maravilhosos e são de uma diversidade incrível. Uma série de manifestações que prova que o estado de Sergipe é de uma riqueza imensa nas manifestações artísticas. As pessoas que trabalham no centro estão vindo, tem crianças também e está muito bonito. A programação está muito rica e dá vontade de dançar sem parar”, afirma a diretora da Escola de Arte Valdice Teles, Giuliana Maria.

Além das palestras que aconteceram de manhã e das apresentações folclóricas, o primeiro dia do Festival Brincantes contou com uma exibição de curtas na sala de exibição Walmir Almeida, no Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, no Centro Cultural. Foram exibidos filmes dos “Diários da Cultura Popular”, da cineasta sergipana Gabriela Caldas. Os curtas foram o Viva Mussuca, Samba de coco de S. Dió, Diários Cozidos São Gonçalo e Samba de Parêa.

“O audiovisual também retrata a memória e as histórias do nosso folclore e cultura popular. Estamos participando do Festival Brincantes exibindo curtas que mostram isso. São filmes da cineasta sergipana Gabriela Caldas, uma profissional que retrata bem isso e, desde quando era estudante, ela frequentava os locais das manifestações populares, a mussuca, o samba de parêa, para registrar isso e eternizar. Então, é isso que trouxemos para o festival”, explica a coordenadora do NPD, Carolina Westrup. 

O Festival Brincantes continua nesta quarta-feira, 23, com palestras, feirinhas, exibição de curtas e muitas manifestações como o Ilariô de Pirambu, Caceteiras de São Cristovão, Quebra coco de Estância, Bacamarteiros de Carmópolis e muito mais.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário