sábado, 19 de agosto de 2017

REGISTRO - I Seminário Sergipano de Diálogo Inter-religioso



 Eliane Aquino, vice-prefeita e secretária da Assistência.

 Ivaldo Oliveira Santos, vice-presidente da 
Comissão de Liberdade Religiosa da OAB.

Lutf ur Rehman, representante da AHMNB 
e do Islamismo no Estado de Sergipe
Fotos: Felipe Goettenauer.

Publicado originalmente no site da PMA, em 15/08/2017.

Assistência, OAB e UFS realizam I Seminário Sergipano de Diálogo Inter-religioso

Buscando promover o respeito à diversidade religiosa e o acesso à informações qualificadas sobre diversas representações religiosas presentes no estado de Sergipe, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, através da diretoria de Direitos Humanos, e em parceria com o curso de Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com a Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil secção Sergipe (OAB/SE), promove o I Seminário Sergipano de Diálogo Inter-religioso.

O evento, que também conta com o apoio de 14 representações de diversos segmentos religiosos, teve início na terça-feira (15 de agosto), e tem continuidade nesta quarta-feira (16 de agosto), na Didática VI da UFS, no bairro Rosa Elze.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos (SDH), em 2016, o número de denúncias de intolerância religiosa foi o mais alto já registrado. Para a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino, esse dado torna urgente o diálogo sobre o tema no seminário, que tem uma simbologia muito grande para o momento crítico que a sociedade brasileira enfrenta.

"Tendo em vista tudo que está acontecendo em nosso país, com o processo de desconstrução dos direitos sociais, a realização de um evento como esse demonstra de cara a resistência no nosso povo, que é guerreiro por natureza. Vejo tudo que acontece aqui como se falassem "respeitem as minhas crenças", e essa voz é muito forte. Que nós possamos olhar para as pessoas cada vez com mais amor e empatia, entendendo que o nosso direito termina onde começa o da outra pessoa.

A diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência, Lídia Anjos, acredita que esse seminário colabora para o avanço da sociedade. "Esse momento significa buscar a humanidade que está em cada um de nós. A unidade dentro de uma pluralidade tão grande. Não no sentido de nos dividirmos, mas de nos encontrarmos dentro dessa diferença".

Para o vice-presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da (OAB/SE), Ivaldo Oliveira Santos, o seminário tem o objetivo de consolidar a laicidade. "Nós temos a proposta de reforçar esse debate. Já que existem previsões constitucionais que asseguram ao cidadão a liberdade de culto e religiosa, além da própria proposta da laicidade do Estado, a gente entende ser extremamente necessário gerar esse debate. A ideia do Seminário serve para reforçar o respeito, reforçar a integração entre as religiões".

Lutf ur Rehman Mustafá é paquistanês e mora em Aracaju há quatro anos. Ele representa a Associação Humanitária Mulçumana do Nordeste - Brasil (AHMNB) e o islamismo no Estado de Sergipe. Ele acredita que, a partir da informação, é possível diminuir o índice de preconceito e intolerância. "O preconceito tem como base a falta de conhecimento, o mau entendimento. Quando nós damos conhecimento para uma pessoa nós tiramos o medo dela, porque falta de conhecimento traz medo, que por sua vez traz o ódio, e o ódio cria a intolerância e a violência. O Seminário é muito importante, tanto para nós, quanto para as outras religiões, porque dá essa informação tão preciosa para as pessoas".

Na programação desta quarta-feira, 16, o I Seminário Sergipano de Diálogo Inter-religioso abordará os temas "Conhecendo as Representações Religiosas em Sergipe" e "Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos", a partir das 14h.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário