terça-feira, 22 de agosto de 2017

São Cristóvão celebrará Dia do Folclore com ações

Thiago Fragata, poeta, historiador e diretor de Turismo.
Foto: Danielle Pereira.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 21/08/2017.

São Cristovão celebrará Dia do Folclore com ações

A cidade de São Cristóvão irá sediar três eventos

Nesta terça-feira, 22, será celebrado o Dia do Folclore Nacional. Para marcar a data, a cidade de São Cristóvão irá sediar três eventos envolvendo alunos de escolas públicas, professores, moradores e todo o público que estiver passando pela cidade nesta ocasião.

A partir das 8h, na biblioteca Lourival Baptista, Centro Histórico do município, acontecerá a oficina de contação de histórias sobre lendas folclóricas, trazendo à tona as histórias de: Rita Cacete, João Bebe-Água, entre outros nomes. Já às 9h, na Casa do Folclore Zeca Norberto (vizinho à biblioteca), o público contará com uma explanação especial sobre Mestre Rindú (dentro do projeto O Cordel de Um São Cristóvão Encantado). Já o grupo Chegança, a partir das 10h, fará uma emocionante apresentação dentro do Museu de Arte Sacra.

De acordo com historiador e diretor de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água, Thiago Fragata, o Dia do Folclore precisa ser um momento de visibilidade para a cultura do município. “Nossa oficina começará às 8h e será para os professores do município, mas também abraçando o público que se interessar pelo tema. Estaremos convocando-os para que os mesmos conheçam as histórias de vida dos nossos artistas, focando nos contos folclóricos de São Cristóvão. A intenção com esta ação é propagar essas informações para que sejam trabalhadas dentro da sala de aula com a criançada, reforçando assim a identidade sancristovenses de nossos jovens”, pontuou. A ação terá seguimento também na Biblioteca Luiz Alberto (rua 50 nº 125, conj. Eduardo Gomes).

Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Thallyta Aragão, o início do projeto “O Cordel de Um São Cristóvão Encantado”, ação da Secretaria Municipal de Educação, visa inserir os estudantes sancristovenses da história local. “Para este projeto contaremos com o apoio dos estudantes das escolas Gina Franco e São Cristóvão, que estarão realizando um trabalho de disseminar informações para o restante das escolas do município. Nas últimas semanas realizamos oficinas com esses jovens oficineiros, agora estaremos efetivamente colocando eles para propagar as informações adquiridas nos encontros sobre folclore. O convite também é aberto aos moradores da cidade e ao público em geral”, Thallyta.

Ainda dentro da programação alusiva ao Dia Nacional do Folclore, o Grupo Chegança fará uma apresentação dentro da capela do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, a partir das 10h, convidando a população e os turistas para celebrarem a data.

Fonte: Ascom São Cristóvão

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário