quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Semana de Cultura Popular da BPED






Fotos: Lucas Matheus/Secult.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 29 de agosto de 2017.

Apresentações artísticas e lançamento de livro marcam o segundo dia da Semana de Cultura Popular da BPED

O Projeto “Cultura Popular Sergipana na Sala de Aula: Um Caminho para o Resgate da Nossa Identidade”, aberto na última segunda-feira, 28, teve continuidade nesta terça, 29 e o segundo dia foi marcado por apresentações artísticas sobre danças populares do país e o lançamento do livro “Filosofia”, do autor Raimundo Senzala. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe, e faz alusão ao Mês do Folclore, se somando a uma série de atividades desenvolvidas pelo Governo de Sergipe para a data.

O escritor e bailarino Raimundo Senzala que é conhecido no Estado por ser o primeiro professor de dança licenciado no Brasil, escreveu um livro baseando-se no curso de mestrado em Filosofia que fez na Universidade Lusófona em Lisboa, e aproveitou o evento para lançá-lo. “Todos tem em mente que a Filosofia é uma disciplina de difícil aprendizado, portanto escrevi esse livro que desmistifica tudo isso. Acredito que todos somos filósofos, afinal falamos diversos aforismos diariamente. O livro traz frases populares que podem ser explicadas por meio da Filosofia”, salientou.

Entre o público presente, estavam estudantes da APAE Aracaju e da Escola Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral. A APAE, que realiza um trabalho com portadores de deficiência, sempre participa dos eventos promovidos pela Secult. A professora Valdinete Santos ressalta a importância de incluir os alunos da Associação nesses projetos. “As parcerias que temos com a Biblioteca são de extrema importância, pois os nossos alunos necessitam de momentos de interação como estes”, destacou.

O Carimbó e o Maculelê fizeram parte das apresentações artísticas da Escola Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, planejadas pela coordenadora Karen Vírginia e os monitores convidados Priscila Alana e Alexsander Alves. “A apresentação faz parte de um programa chamado “Mais Educação” em que temos atividades de dança, teatro e música na escola. Como este é o mês do folclore, produzimos este trabalho que traz como tema as danças populares do Brasil”, ressaltou a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO:

A programação terá continuidade na quarta-feira, 30. Confira:

30/08
08h30 – Palestra: Saberes na roda: e se a universidade fosse um terreiro?
Profª Alexandra Dumas – Professora Doutora da Universidade Federal de Sergipe, Núcleo de Teatro e Mestrado em Cultura Popular
09h30 – Debate
10h30 – Apresentação – Projeto Didático-Pedagógico Socializar e Incluir – “Reisado”
Facilitadoras -ProfªMaria Gilda e Alice

31/08
08h30 – Palestra:  A Cultura Popular e a prática pedagógica em Sala de Aula
Profª Mª Janaina Couvo – SEED, Faculdade SERIGY/UNIRB
09h30 – Debate
10h30 – Apresentação – Projeto Didático-Pedagógico “Oficina de rádio”
Desenvolvimento – Professor Agnaldo dos Santos Silva
Coordenação – Liliane Vieira Nunes
  
01/09
08h30 – Palestra: Cultura Popular na Sala de Aula, na Prática
Marcos Vinícius – Professor da Faculdade São Luís de França, DASE
09h30 – Debate
10h30 – Apresentação – Projeto Didático-Pedagógico “Cultura: Nossa Consciência – Maculelê”
Desenvolvimento -Profª Adalcy Costa.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário