quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Teatro sergipano é destaque em novo livro da Edise

Lourdisnete Benevides é a autora do livro

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 29/08/2017.

Teatro sergipano é destaque em novo livro da Edise

Livro será lançado dia 5 de setembro, às 17h no Museu da Gente

“Como se aprende a fazer teatro quando não há lugar específico para ensiná-lo?” Essa foi a pergunta que Lourdisnete Silva Benevides fez em sua tese de doutorado. A resposta resultou na obra intitulada ‘A Cidade em mim’, publicada pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe – Edise, que será lançada dia 5 de setembro, às 17h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju (SE).

Lourdisnete Benevides é Doutora em Educação (PPGED/UFS), Mestra em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), formada em Direção Teatral (UFBA) e, também é Professora e Coordenadora do Departamento de Teatro da UFS.  Sua preocupação em pesquisar sobre o tema foi para investigar como se deu a formação teatral de Aracaju quando ainda não existia lugar universitário onde se pudesse estudar teatro (o curso foi instalado em 2007 na Universidade Federal de Sergipe - UFS).

Baiana, Lourdisnete diz que é muito ligada em história e memórias. Ela se encantou com a cultura sergipana quando passou sete anos morando no bairro Cirurgia, em Aracaju. E é daí que surge o nome de sua obra. “A cidade entrou na minha vida nesses sete anos, pois conheci muito da cultura de Sergipe e muitas pessoas interessantes nesse período. Entrevistei pessoas direta e indiretamente e consegui levantar uma memória não apenas do teatro local, mas da própria cultura sergipana, o que é ser sergipano, o que é essa sergipanidade”, afirma.

Sua tese foi orientada pelo pesquisador francês Bernard Charlot e, o que interessava à autora, era estudar a construção dos saberes nas relações entre as pessoas e a formação não formal e informal do teatro, o que estava fora da academia. “Minha intenção era criar uma referência bibliográfica para o próprio curso sobre o teatro sergipano. Nós temos a disciplina sobre a sua história em âmbito universal, nacional e não tínhamos sobre a história dele aqui em Sergipe. Então pensei em trabalhar nesse campo que estava em aberto”, comenta.

A autora demonstra sua felicidade em publicar seu livro pela Segrase. “Fiquei muito contente pelo trabalho e o tratamento de todos da Segrase. Agradeço a possibilidade de ter sido escolhida, pois são os objetos quem nos escolhe e não nós que escolhemos os objetos, e me sinto feliz em ter sido escolhida para ser a mediadora dessas histórias sergipana”, encerra.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Ricardo Roriz, a publicação da obra de Lourisnete vai ao encontro da política editorial adotada pela Edise nos últimos anos. “Nós temos um grande interesse em obras que valorizam a cultura sergipana, e o livro ‘A Cidade em Mim’ trabalha com essa temática. É uma satisfação para nós publicá-lo”, destaca.

Fonte e foto: Segrase.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário