sábado, 19 de agosto de 2017

Visita de estudantes da rede municipal ao 28 BC

 Crianças participaram de atividades lúdicas 
para conhecer mais sobre o Exército Brasileiro.

 As crianças aceitaram participar 
de todas as atividades lúdicas.

 A Camuflagem foi uma das brincadeiras realizadas com
 as crianças para despertar o amor à pátria.

 A visita faz parte das comemorações ao 
Dia do Soldado e a Semana da Pátria.

 Entre as atividades, pausa para o lanche.

 Palestra sobre ações do Exército levaram mais
 conhecimento sobre as Forças Armadas.

Estudantes cumprimentaram o soldado ao
final da palestra ministrada por ele.
Fotos: divulgação.

Publicado originalmente no site da PMA, em 17/08/2017.

Conhecimento e diversão marcam visita de estudantes da rede municipal ao 28 BC

Os olhares atentos e concentrados em cada detalhe que estava ao redor. Assim estavam as crianças das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) Berenice Campos, do bairro Porto Dantas, e da Escola de Ensino Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, do bairro José Conrado de Araújo, na tarde desta quinta feira, 17. As duas escolas, que são mantidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), levaram seus alunos para conhecerem o 28º Batalhão de Caçadores, unidade do Exército Brasileiro na capital sergipana.

A visitação faz parte das comemorações ao Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto e, também, o início das alusões referentes ao dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil. Entre muito interesse e empolgação, as crianças assimilavam o sentido da atividade de campo, que é a valorização do amor à pátria e aos preceitos cívicos. Além do contato com o ambiente do quartel e os soldados, os estudantes participaram de práticas lúdicas e palestras que possibilitaram conhecer os trabalhos do Exército.

A Emei Berenice Campos está desenvolvendo com os alunos o projeto ‘Amiguinhos do Brasil', abordando nas aulas entre o mês de agosto e setembro as temáticas Folclore, Soldado e Semana da Pátria. Segundo a diretora da escola, Raquel dos Santos, o objetivo do projeto é resgatar os valores da cidadania e mostrar a história do Brasil. "Hoje, estamos iniciando as ações do projeto Amiguinhos do Brasil com a vivência neste quartel e elas amaram, puderam aprender bastante com as palestras sobre as ações do Exército e o conhecimento sobre a vida do soldado, a exposição de materiais militares, viaturas, e brincando, também, através da camuflagem, treinamento com cabo de guerra e o caminhar nas cordas", comenta a diretora.

De acordo com o major Alípio Gomes, as portas do Batalhão foram abertas para visitas de escolas para que as crianças tenham o contato inicial com o Exército e o desenvolvimento do amor à pátria, o civismo e o gosto pela instituição. "É importante que desde cedo estas crianças já possam desenvolver estes sentimentos tão essenciais para o cidadão brasileiro, que é o amor à pátria, ao país. Assim podemos despertar nelas a importância das Forças Armadas e seus pilares, baseados em princípios como hierarquia, respeito, valores morais, disciplina", explica o major.

A coordenadora pedagógica da Emef Alencar Cardoso, Patrícia Batista, afirma que o trabalho em campo não somente atrai os alunos para o conteúdo, mas também faz com que pratiquem um pouco do que eles estão aprendendo e entendam o assunto com mais profundidade. ‘'Na sala a gente está trabalhando o tema com eles, mas a experiência faz com que abracem o tema de forma mais intensa. Eles podem absorver melhor o que é ensinando porque o contato com os soldados não é apenas dito ou ensinado. Com a prática, eles podem ver e sentir como agem, não apenas ouvindo o que se fala, mas vivenciando'', afirma a pedagoga.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário