segunda-feira, 16 de outubro de 2017

IV Bienal do Livro de Itabaiana


Bienal do Livro de Itabaiana – Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, projeto de Lei 0084/2015 de autoria da Deputada Estadual Maria Mendonça

E chegamos a 4ª edição da Bienal do Livro de Itabaiana, sem dúvida a maior realização voltada para o livro, para a leitura e para a produção literária de Sergipe, que vem transformando em realidade a ideia escrita.

No nascedouro, pouquíssimas pessoas se aventuravam na desestimulante arte de produzir literatura e buscar espaços e possibilidades para mostrar e vender as suas produções. As ações que tínhamos rumo à divulgação e comercialização dos livros eram ainda muito poucas e incipientes. Foi neste ambiente de calmaria que a ideia de uma grande feira começou a habitar as cabeças irrequietas dos idealizadores: Honorino Júnior, (Revista Perfil) Jamyson Machado (Itnet) e Carlos Eloy (FM Itabaiana).

Em 2009, foi realizado o Megaencontro Cultural com o Colégio Alternativo. E, surpreendentemente em um único dia, aproximadamente 5.000 mil pessoas transitaram pelos espaços da Atlética de Itabaiana, visitando estandes e exposições de livros e Carros Antigos. Foram lançados muitos títulos publicados em Sergipe e noutros estados, e vendidos cerca de mil livros.

Em 2011 fizemos a I Bienal, em dois dias, também na Atlética, público estimado em 10 mil pessoas. Muitos escritores lançando livros e mais de dois mil exemplares foram comercializados.

Em 2013, a II Bienal de Itabaiana, foi realizada na CDL e, também na Câmara Municipal de Vereadores, durante 03 dias, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes, venda de mais de 5.000 livros e mais de duzentos lançamentos.

Em 2015, também na CDL, foi estimado um público de 30 mil pessoas que prestigiou durante os três dias aquele mega evento. Foram vendidos milhares de livros.

Este ano a IV Bienal acontecerá nas modernas instalações do Shopping Peixoto, em Itabaiana, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O inédito e exitoso projeto da Bienal de Itabaiana já é um marco na historiografia cultural literária do Estado de Sergipe que vem estimulando a que se leia mais, se escreva mais e que se publique mais. Esta realidade é visível. Nunca se produziu tanta literatura em Sergipe.

Mas, a Bienal em si é também a geradora de outros movimentos que se expandem a cada dia em Sergipe: Encontros de Escritores e Leitores e Seletas, Concursos Literários e Antologias… Estes movimentos vêm sendo realizados por vários municípios. E muito mais: Clube do Poeta, Cronistas do Sertão, Café Poético, O Escritor vai a Escola, O Escritor na Livraria, Grupos de Debates Literários pelo Whatsapp…

A Bienal do Livro de Itabaiana serve como um despertar para que na verdade haja este grande avanço na literatura.

Domingos Pascoal de Melo – Escritor e Curador da IV Bienal do Livro de Itabaiana/SE

JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA
PATRONO DA IV BIENAL DO LIVRO DE ITABAIANA

«Um simples bedel de escola, em 50 anos de luta, coragem, determinação, pioneirismo e, principalmente, empreendedorismo, construiu uma obra monumental dedicada à excelência da educação: a Universidade Tiradentes. Jouberto Uchôa de Mendonça é o que de melhor Sergipe tem para mostrar ao mundo. A IV Bienal do Livro de Itabaiana orgulha-se em tê-lo como patrono».

Antônio Saracura – escritor e curador da IV Bienal do Livro de Itabaiana/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário