terça-feira, 17 de outubro de 2017

Propriá é tema de livro lançado na Academia Sergipana de Letras

 Livro mostra a evolução sociocultural e econômica do
 município ribeirinho nos últimos 70 anos.

 Marcos Melo em sessão de autógrafos.

Secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, 
prestigiou o lançamento.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 17 de outubro de 2017

Propriá é tema de livro lançado na Academia Sergipana de Letras

Publicação comemora o segundo aniversário da Academia de Letras, Ciências, Artes e Desportos de Propriá

Com o objetivo de recuperar parte da história cultural, socioeconômica e artística da cidade de Propriá nas últimas sete décadas, o economista, advogado e professor Marcos Melo, lançou nesta segunda-feira, 16, na Academia Sergipana de Letras, o seu mais novo livro “Propriá e sua Academia de Letras, Ciências, Artes e Desportos”. O escritor é natural do município ribeirinho e membro da Academia Sergipana de Letras, onde ocupa a cadeira nº 40.

A publicação comemora o segundo aniversário da Academia de Letras de Propriá, fundada em 28 de julho de 2015, da qual Marcos é presidente. “A academia foi criada para resgatar a cultura de Propriá e ser também um fórum de debates sobre os problemas sociais, econômicos e culturais da cidade. O livro é uma espécie de documentário, mostrando a evolução sociocultural e econômica nos últimos 70 anos de uma comunidade que tem mais de 200 anos. Propriá é uma cidade histórica, referência no estado de Sergipe”, revela o autor.

Prestigiando o lançamento, o secretário de estado da Cultura, João Augusto Gama, destacou a amizade de longa data com o escritor propriaense. “Marcos foi secretário de Estado do Planejamento, da Administração e da Indústria e Comércio. Ele cumpre uma função cultural muito importante ao escrever sobre a sua terra natal onde ele tem, ainda hoje, raízes profundas. Um grande intelectual, com outros títulos lançados, que sempre participou do desenvolvimento econômico e cultural de Sergipe”, enalteceu.

Para o também escritor Chico Varella, o exemplo de Marcos Melo deve ser seguido por outros sergipanos. “É de fundamental importância que outros autores possam dedicar seu tempo e sensibilidade para abordar as características da vida sergipana nos muitos lugares do Estado. Conheci Marcos em 1963, em Aracaju. Uma amizade de mais de 50 anos”, revelou.

Sobre o autor

Marcos Melo nasceu em Propriá (SE). É graduado em Economia e Direito e tem mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Fez vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Foi secretário de Estado do Planejamento nos governos Augusto Franco, Djenal Queiroz e Albano Franco. Foi o primeiro secretário de Estado da Administração e da Indústria e Comércio, respectivamente nos governos João Andrade Garcez e Augusto Franco. É professor emérito da Universidade Federal de Sergipe, onde exerceu o magistério no Departamento de Economia. Foi assessor especial da presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e superintendente do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI). É escritor com livros publicados e membro da Academia Sergipana de Letras. É também presidente da Academia Propriaense de Letras, Ciências, Artes e Desportos (APLCAD).

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário