terça-feira, 3 de outubro de 2017

Obra de Zeza Vasconcelos é o primeiro romance ficcional do autor


Publicado originalmente no site F5 News, em 02/10/2017 

‘Sara’ é a mais nova publicação da Edise 

Obra de Zeza Vasconcelos é o primeiro romance ficcional do autor

A história de amor entre um casal em meio à ditadura instalada no Brasil em 1964 é retratada no novo romance ficcional publicado pela Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise. A obra de José Vasconcelos dos Anjos, mais conhecido como Zeza Vasconcelos, é seu segundo livro. 

O livro será lançado no dia 03 de outubro, às 17h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, em Aracaju.Zeza Vasconcelos é médico, artista plástico, músico, gourmet e escritor. Seu amor pela literatura surgiu em sua infância quando seus pais lhe contavam histórias. Na adolescência ia frequentemente à Biblioteca Pública Estadual, que na época ficava na Praça Fausto Cardoso, ler e pegar livros emprestados. “Cada livro transforma um pedacinho do leitor, uns mais, outros menos, mas a todos transforma, porque somos obrigados a criar e questionar enquanto lemos”, comenta.O interesse pela escrita surge logo em seguida. Ainda na adolescência, Zeza começou a escrever alguns poemas, mas foi na década de 1990, em uma oficina literária organizada pela Universidade Federal de Sergipe, que o autor passa a escrever contos com regularidade.

“Tive contos finalistas em concursos, publicados em coletâneas, mas só publiquei meu primeiro livro de contos em 2016, ‘O Herbanário de Tia Finha’ e ‘Outras Curtas Estórias’”, relata.O autor conta que o desenvolvimento da história aconteceu naturalmente em sua imaginação. “Escrever para mim é algo orgânico e os personagens acabam ganhando vida própria. Cabe a mim ir procurando os caminhos e as saídas, para não perder a verossimilhança do que estou contando”, explica Zeza Vasconcelos.Segundo Zeza, a história contada em ‘Sara’ não é baseada em nenhum fato real, mas lembra situações do nosso cotidiano. “A obra é unicamente ficcional, mas não fica distante do conjunto de fatos e histórias reais que aconteceram e ainda hoje acontecem com pessoas vivendo sob regimes autoritários. Com todas as pressões, repressões e violência instalada, a vida continua. Pessoas vivem, trabalham, sofrem, amam, mas ninguém fica incólume em uma ditadura”.

EdiseZeza escolheu a Edise para publicar seu segundo livro. Ele adquiriu confiança na Editora através da qualidade editorial de outros livros e da revista Cumbuca. Para ele, a publicação é uma grande oportunidade. “Terei meu livro divulgado em eventos literários no país ou fora dele, pois sei que a Edise participa de vários eventos”, afirma.Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, Ricardo Roriz, ‘Sara’ é mais uma grande produção da Edise. “Esta é uma obra que apesar de ter caráter ficcional, retrata histórias do período da Ditadura, e que sem dúvidas terá uma importante contribuição para o mercado literário sergipano”, acredita. 

A obra de Zeza Vasconcelos, ‘Sara’ já está à venda em nosso site:
goo.gl/zG9YXC.Fonte: Asscom Edise.

Texto e imagem reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário