terça-feira, 17 de outubro de 2017

Professores declaram dedicação e amor pela profissão

 Francisco de Assis Rocha garante:
 o professor é a base de toda profissão.

 Wellington Ferreira sabe o importante papel que
 um professor exerce na sociedade.

Para Antoniélia o dom de ensinar foi quase genético:
seguiu os passos da família.

 Para a estudante Gisele, um professor é um exemplo.

 Maria Matilde, mais de 40 anos dedicados ao magistério.

Maria dos Prazeres acredita na força da educação
 para a transformação. (Fotos: Marco Vieira).

Publicado originalmente no site da PMA, em 15/10/2017.

Professores declaram dedicação e amor pela profissão

Responsáveis pelo desenvolvimento do país, por ser a base que transmite conhecimento e garante à execução de todas as demais profissões, os professores são homenageados no dia 15 de outubro, próximo domingo. Eles são o grande referencial, os mestres, que através do seu cuidado e sabedoria assumem o compromisso de transformar nossa sociedade para melhor.

O trabalho é árduo e o compromisso diário para garantir a transferência de conhecimento entre mestre e aluno. Trabalhar na Educação requer atualização e aperfeiçoamento constantes pela responsabilidade de lidar com uma sociedade em constante transformação. É graças ao esforço deles que todas as outras profissões podem exercer suas funções com a devida qualidade. "O educador é à base de qualquer profissão, pois é a partir dessa vivência com o professor, através do exemplo por ele dado, que o aluno assume referência que leva para toda a vida", explica o professor Francisco de Assis Rocha.

No alto de seus 60 anos, destes 35 servindo ao magistério, o professor Francisco conhece bem as dificuldades e alegrias a que o profissional da Educação é submetido. Com toda a sua experiência ele atesta: "A gente vive em uma sociedade marcada pela desigualdade e isso acaba criando algumas dificuldades. Então, nós só conseguimos mudar isso através de uma educação com empatia, onde a gente se coloque sempre no lugar do outro. Quando nós conseguimos alcançar isso é muito gratificante e nós sentimos que estamos contribuindo para construção de um futuro melhor".

Essa vontade transformar o mundo através do conhecimento está no cerne do exercício da profissão. Para cumprir com esse objetivo os professores agem como guias, iluminando o caminho para que se possa seguir em frente. "Nós somos facilitadores e temos o compromisso de formar essa corrente do bem para garantir um futuro melhor para todos. Se eu pudesse mandar um recado para o meu eu do passado, diria para seguir em frente, pois mesmo com as adversidades os professores têm a chance de ajudar a transformar a sociedade", explica Welington Ferreira, 43 anos, 20 deles dedicados ao magistério.

O que garante a formação dessa corrente do bem é adesão de novos elos, os alunos, que são inspirados pelas atitudes e contagiados pelo conhecimento adquirido em sala de aula. "Eu acho que o professor é muito importante para todos nós, para o nosso desenvolvimento. Eles são a base de tudo e servem de exemplo para mim e para os meus colegas", revela Gisele Ribeiro, 12 anos, aluna do sexto ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva.

Saber que é esse exemplo é o que motiva o educador a prosseguir e a dedicar-se na caminhada pelo compartilhamento da cidadania. "Eu sou professora com mais de 40 anos de experiência, educadora, nem por um minuto na minha vida senti arrependimento pela minha escolha. Eu vivo a Educação e queria com todo carinho deixar uma mensagem aos meus colegas que estão na estrada. Nossa profissão é maravilhosa e, apesar de todos os percalços, sigam em frente, pois são tantos os que precisam de nós", indica a professora Matildes dos Santos.

Para a professora Maria dos Prazeres dos Santos, que está na rede de ensino há quase dez anos, não esconde a satisfação em ensinar por todo esse tempo. "Escolhi a profissão desde os cinco anos de idade. Como professora procuro acreditar sempre no potencial do aluno e para mim não há tempo perdido. Meu foco é o aprendizado do educando, escola é vida e não espero o amanhã para construir conhecimento com os estudantes. Criar vínculos, abraçar, acreditar, amor e dizer estou aqui conte comigo sempre. Esse é um pouco do que me pauto no meu cotidiano. Para mim não existe causa perdida. De alguma forma contribuo para a humanização do humano! É muito amor pelo que faço e represento para os que cruzam o meu caminho", destaca.   

Amor e Mágica

Por conta de seu contato diário com os alunos os professores às vezes assumem um papel até parental, de aconselhar, conversar, ouvir desabafos e emanar carinho atenção e amor. "Eu estou na área da Educação por amor, faço por carinho, e acredito que mudança da sociedade parte daí, por nossa influência na personalidade e na formação do caráter. Enquanto houver amor e carinho eu estarei lutando e acreditando na Educação. Às vezes o professor consegue achar uma força dentro do aluno que nem mesmo ele sabe que tem e isso é a maior gratificação que a gente pode receber", ressalta a professora Krisley Oliveira.

Vez ou outra, o talento para o magistério é quase genético. A experiência de cuidar do outro é passado entre as gerações, criando uma família inteira intervindo diretamente na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. "Ser professora foi quase hereditário. Minha mãe foi professora e na minha família a maioria das mulheres atua na profissão. Então, eu cresci com esse exemplo", afirma Antonélia Fontes, 46 anos, 20 anos de magistério.Tocar o outro dessa maneira é especial e a data específica para comemorar o Dia do Professor serve para trazer à tona a importância ímpar deste profissional e celebrar aqueles que dedicam sua vida a educar e servir de referência para todos nós.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário