sábado, 7 de outubro de 2017

Semana Mundial do Espaço segue até dia 10 na CCTECA

CCTECA possui réplicas do Sputnik I e outros foguetes
 importantes na história clique para ampliar.


Semana Mundial do Espaço acontece na CCTECA
 até a próxima terça-feira.

 Atrativo este ano é a reprodução do cheiro que existe na Lua.

O diretor da CCTECA, Augusto César, conta que a cada ano
 é   pensada uma novidade especial para o público.
Fotos: Silvio Rocha.

Publicado originalmente do site da PMA, em 06/10/2017.

Semana Mundial do Espaço segue até dia 10 na CCTECA

Já imaginou que cheiro tem na Lua? Essa é uma das experiências que você pode ter indo até a Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA). Por lá, começou no dia 4 e segue até o dia 10 de outubro a Semana Mundial do Espaço, celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

A Semana Mundial do Espaço comemora acontecimentos marcantes da era espacial. O primeiro dia do evento lembra o dia 4 de outubro de 1957, data em que foi lançado o Sputnik I, primeiro satélite da Terra construído pelo homem. No planetário de Aracaju há uma réplica do satélite Sputnik I, a primeira construída com som no Brasil.

"Ele foi o primeiro satélite e marca o início da conquista espacial. Essa réplica é sonorizada, tem um som que o satélite emitiu no momento em que foi lançado. Ele emitia um bipe, que foi captado por estações de radioamadores na época, não existiam radiotelescópios. Nós temos o som gravado também", afirmou o diretor da CCTECA, professor Augusto César Almeida.

Segundo ele, todos os anos a CCTECA busca oferecer um diferencial ao público. Este ano, o grande atrativo é a possibilidade de sentir o cheiro que existe na Lua. "A cada ano a gente tenta colocar uma novidade, algo inovador. No ano passado foi o Sputinik I. Esse ano a gente quis chamar atenção para o cheiro que tem na Lua, além da nossa coleção de meteoritos. Muitas pessoas não sabem nem imaginam que a Lua tem um cheiro característico", disse.

O diretor da CCTECA contou que ideia surgiu a partir da leitura de um material sobre a conquista espacial, que falava sobre o cheiro. Então foi feita uma simulação para chegar o mais próximo possível do odor original. E de onde vem esse cheiro? O professor Augusto César Almeida explica. "A Lua teve atividades vulcânicas durante toda sua formação, muito antes dela ser vista, solidificar e ser como ela é hoje. Esse cheiro aqui é o que os astronautas sentiram em seus trajes depois que estiveram na superfície da Lua", declarou.

Olha, além do cheiro lunar e do Sputinik I, a CCTECA tem outras réplicas de foguetes, como o Saturno V, que levou o homem à Lua, e o Atlantis, que esteve lá em seguida e encerrou as atividades em 1972. Tem também informações sobre foguetes atuais, como o SLS, que está na fase de testes. "Enquanto isso, os Estados Unidos e mais 15 países estão com essa base no espaço que é a Estação Espacial Internacional. Ela fica em volta da Terra, uns 400 km, dá uma volta a cada 1h em meia e tem seis astronautas morando periodicamente", informou diretor da CCTECA.

Horário de funcionamento

Quem quiser dar passadinha na CCTECA basta ir até o parque Governador Augusto Franco (Sementeira), onde a Casa de Ciência e Tecnologia funciona sábado e domingo das 14h às 17h (com acesso pela avenida Oviêdo Teixeira). Durante a semana, ela está aberta à visitação de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na segunda-feira, o funcionamento é apenas interno, e aos feriados não tem funcionamento. A entrada é gratuita.

As visitas são guiadas ocorre pelos salões matemática, eletricidade, óptica, mecânica, biologia e o planetário. A exposição da Semana Mundial do Universo ocorre na sala de astronomia. Para grupos com mais de dez pessoas, é preciso realizar um agendamento prévio por meio do telefone 79 3217 3370.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário