sexta-feira, 13 de outubro de 2017

'Surpresas no Cabelo' será lançado na Bienal do Livro

 'Surpresas No Cabelo' será lançado na
 Bienal do Livro de Itabaiana.

Matheus Luamm Bispo afirma que livro deve ser 
utilizado pela criança para "brincar"
Fotos: Portal Infonet.

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 13/10/2017.

'Surpresas no Cabelo' será lançado na Bienal do Livro

Divulgação acontece pela primeira vez no evento de Itabaiana

“Devemos desvincular a concepção de que literatura deve sempre ensinar algo. Ela pode, mas não é seu objetivo principal. A literatura infantil deve brincar com a criança, para estimular o prazer em ler”. Foi esta a noção que fez com que Matheus Luamm Bispo escrevesse o livro ‘Surpresas No Cabelo’.

Além de escritor, Bispo é professor de língua portuguesa, contador de histórias, poeta, cronista, contista, pesquisador de literaturas infantil e africanas de língua portuguesa. A ideia de publicar o livro surgiu por conta da boa recepção das crianças à história. “Veio pela necessidade. Não foi criada com a ideia de ser livro, apenas de ser contada para as crianças. Um ano depois, quando já havia sido bem aceita, veio a sugestão de publicá-la”.

A obra será lançada na IV Bienal do Livro de Itabaiana, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, e posteriormente, em outros eventos.

‘Surpresas No Cabelo’

O livro conta a história de Yure Rangel, um garoto que vive percorrendo o mundo em busca de aventuras. Ao visitar sua tia, em uma cidade interiorana, encontra uma garota, que encara com curiosidade o turbante utilizado pelo protagonista. Ao retirá-lo, a jovem descobre que os objetos presos nos longos cabelos contam as histórias de vida de Yure, em países e culturas diferentes.

‘Surpresas No Cabelo’ será lançado também na Biblioteca Pública Infantil, em Aracaju, no dia 24, às 15h; na Biblioteca Pública Hermes Fontes, em Boquim, no dia 26, às 9h e às 15h; na Biblioteca Claudomir Silva, no bairro Siqueira Campos, na capital sergipana, no dia 31, às 14h; e, por último, na Faculdade São Luís de França, no dia 6 de novembro, às 15h.

IV Bienal do Livro de Itabaiana

A IV Bienal do Livro de Itabaiana acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, no shopping da cidade. A expectativa da organização é que haja mais de 300 obras lançadas e 50 mil visitantes. Serão realizadas palestras, debates e apresentações.

Carlos Eloy, um dos organizadores do evento, diz estar animado com a Bienal. “A expectativa é a melhor possível. Estamos na quarta edição, temos públicos-alvo variados, e gêneros também, como romances, bibliografias e literatura infantil. Nós queremos é destacar a importância da leitura, seja em livros de papel ou nos e-books”, explica. “O livro é a ferramenta para tornar o nosso país melhor”.

Na Bienal, já estão cadastrados escritores sergipanos, de todo o Brasil e até de outros países, como Espanha e Colômbia. As inscrições irão até o dia 19, véspera, através do site www.bienaldolivroitabaiana.com.br.

Por Victor Siqueira

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário