segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

34º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC 2017)

 Maestro Guilherme Mannis


 Abertura oficial

 Secretário João Gama, Governador Jackson Barreto,
 e prefeito Marcos Santana

 Concerto da Orsse

Exposição de Cândido Aragones

Publicado originalmente no site da SECULT, em 4 de dezembro de 2017

Orsse e exposições marcam a participação da Secult no FASC

Governador e secretários visitaram as mostras no Museu Histórico de Sergipe

A abertura do 34º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) atraiu pessoas de todo o Estado transformando o município numa grande festa cultural. Na primeira noite de Festival a Orquestra Sinfônica apresentou um repertório diversificado animando o púbico presente, dentro da vasta programação distribuída entre os dias 1º, 2 e 3 de dezembro.  “Só quem já viveu o FASC é que sabe da importância dele. Esperamos que a população aproveite este momento, que viva este evento com três dias de muita arte e cultura na nossa cidade”, afirmou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.

O Governador de Sergipe, Jackson Barreto, esteve presenta na abertura ao lado do secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama e de vários outros representantes do poder executivo e legislativo. “Do ponto de vista da cultura e da arte sergipana, este evento é um resgate histórico. Que só um homem comprometido com as suas raízes, como o prefeito Marcos, é capaz de produzir um evento dessa altura”, afirmou o chefe de Estado.

Considerado um dos eventos culturais mais importantes do Estado, o FASC retornou, após 12 anos de interrupção. “Voltar a realizar o FASC é um resgate importantíssimo, que a população de São Cristóvão e do Estado já esperavam. O trabalho do prefeito Marcos Santana foi admirável, assim como a contribuição de todos os envolvidos, desde o Governo do Estado, da Universidade Federal de Sergipe, da Secretaria de Estado da Cultura, enfim, de todos que fizeram com que isso acontecesse”, destacou João Augusto Gama.

A programação do evento esteve repleta de exposições, oficinas, teatro, exibições de cinema e shows de bandas sergipanas e nacionais. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa, falou sobre as duas exposições realizadas em parceria com o Museu Histórico de Sergipe.  “A primeira exposição é do sergipano Cândido Aragonês, que traz belíssimos cartazes de espetáculos da época que ele esteve erradicado em Paris. A segunda mostra é do fotógrafo Waldemar Lima, também sergipano, que fez muito sucesso no cinema nacional, trabalhando em filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha”, explicou.

Esta edição do FASC trouxe entre as atrações musicais as nacionais: Nação Zumbi, Otto, Margareth Menezes, Os Filhos dos Caras, além do show dos sergipanos de Mestrinho, The Baggios, Joésia Ramos, Heitor Mendonça, Lacertae, Chiko Queiroga e Antônio Rogério,  Orquestra Sânfonica e Orquestra Sinfônica da UFS. A programação contou ainda com apresentações teatrais do Imbuaça, Mamulengo, Boca de Cena, Caixa Cênica como também cortejos com grupos folclóricos, intervenções artísticas e oficinas.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário