sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

História do Carnaval é tema de exposição no Centro Cultural de Aracaju

 A população participará de uma viagem 
histórica sobre o carnaval 

 Mário Dias, coordenador do Centro Cultural de Aracaju,
 unidade da Funcaju 

 A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, 
das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h. 

As escolas interessadas em conhecer um pouco mais 
da história dos carnavais de Aracaju e do mundo podem
agendar horário para visitação, pelo telefone (79) 3214-5387
Fotos: Edinah Mary

Cultura

Publicado originalmente no site da PMA, em 09/02/18

História do Carnaval é tema de exposição no Centro Cultural de Aracaju 

Até o dia 28 deste mês, os interessados poderão visitar a exposição ‘Magia do Carnaval’, que se encontra exposta no Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A mostra conta a história do Carnaval, desde a sua origem aos dias atuais, e as várias formas de manifestação no Brasil e no mundo.

O coordenador do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias, afirma que a exposição é uma verdadeira aula de história fora do ambiente escolar. Além de conhecer ícones do Carnaval de Aracaju, a mostra permite que a nova geração conheça a origem do Carnaval. “Além do Carnaval de Aracaju, através do olhar especial de dez carnavalescos sergipanos. Essa mostra é especial, pois resgata e valoriza a nossa tradição, levando conhecimento a todos”, explica.

O visitante encontrará textos e fotografias que contam as diversas fases do Carnaval pelo mundo, desde a sua origem, passando pelo uso das máscaras, adereços e canções. Na viagem histórica, a exposição faz referência ao país dos vários carnavais. No Brasil, a festa é celebrada de diversas formas, a depender da região.

O presidente da Funcaju, Sílvio Santos, destaca a exposição como uma homenagem a quem faz o Carnaval em Aracaju. “A exposição Magia do Carnaval reúne elementos que remetem ao Carnaval brasileiro como um todo. Há também, depoimentos de carnavalescos sergipanos, onde buscamos extrair deles histórias especiais da magia da festa. É também uma forma que a Funcaju encontrou de homenageá-los, pois fazem parte desse contexto carnavalesco que estamos vivenciando, além de enaltecer a importância deles para a juventude que não teve acesso aos antigos carnavais”, ressalta.

Nas décadas de 70 e 80, o Carnaval em Sergipe teve diversas expressões, como desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, bailes nos clubes da cidade, além dos conhecidos concursos de músicas e o carnaval de rua, que estão sendo aos poucos resgatados.

Serviço

A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h. As instituições interessadas em conhecer um pouco mais da história dos carnavais de Aracaju e do mundo podem agendar horário para visitação, pelo telefone (79) 3214-5387.

Texto e imagens reproduzidos do site:  aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário